Platinar os Cabelos! Será que eu posso?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar sobre platinar os cabelos. Isto que não é uma tarefa tão fácil e estável como possa se imaginar. É algo bem mais complicado e complicado do que apenas deixar os cabelos branquinhos.

cab1

É importante saber que os cabelos não são iguais de uma pessoa para outra. Cada uma delas tem um tipo de cabelos naturalmente diferente, e além disso, o estado do cabelo a partir de danos e químicas, também são geralmente diferentes, mudando também a indicação de um tratamento para cada um deles.

Para alcançar fios platinados, você chega a atingir os máximos dos limites da descoloração. Fazendo com que a ação remova TODOS ou quase todos os pigmentos existentes nos cabelos. Mas é aí que entra o lado negativo da situação. Nessa oxidação que remove os pigmentos dos fios, esta mesma oxidação também acaba por levar parte da queratina e das proteínas dos cabelos, sem falar que agride e muito tanto as cutículas capilares quanto a integridade interna da fibra capilar, podendo gerar vários tipos de danos aos mesmos, desde um simples ressecamento até falta de elasticidade, entre outros.

Chegar ao tom platinado não é um bicho de sete cabeças. Mas do que adianta atingir a cor perfeita se no durante o processo, seus fios ficarem cada vez mais danificados, sem vida alguma ou até em completo estado irrecuperável?

Entre preparar os fios para o platinado, o ato de platinar os cabelos, e o pós tratamento químico de manutenção capilar, existem abismos de questões a serem avaliadas.

É necessário saber que se você quiser platinar seus cabelos, só de início, você vai ter que investir e muito nos cuidados capilares. Apenas shampoo e condicionador não são mais nada para os cabelos. Tratamentos reconstrutores e de hidratação frequente são mais do que essenciais para fios platinados.

Os fios devem ser diagnosticados a partir do estado em que eles tão, de como eles são naturalmente, quais químicas foram feitas nos mesmos, quais os danos mais aparentes que eles contém naquele momento, e quais são os danos que eles podem vir a ter após este procedimento.

Agora entendendo melhor, o descolorante abre tanto as cutículas dos cabelos, que adentra quase que imediatamente no córtex capilar. E com isso, como citei acima, ele vai removendo tudo o que vê pela frente junto com os pigmentos dos cabelos, principalmente as proteínas dos cabelos. Proteínas essas, que são a massa que cimenta o cabelo, e que são essenciais para a vida e saúde dos cabelos. Cabelo sem proteína não existe! Cabelo com pouca proteína fica poroso! Cabelo com nula proteína, ou quase nula, quebra, se esmigalha, se desintegra! Sem mencionar que a descoloração fragiliza os fios, mesmo que não fiquem com danos aparentes, também afinando mais os fios de cabelo.

Após a remoção da química, você apenas está removendo a química, não os danos acarretados por ela. A ação do descolorante que abre e muito as cutículas dos cabelos, não é removida com o enxágue ou uma simples hidratação feita em seguida. Ela tende a deixar o fio mais poroso, podendo, dependendo do caso, deixar o fio extremamente poroso.

A manutenção dos fios platinados vem a se tonar diária, e mesmo com os tratamentos mais caros e mais eficientes do mundo, o fio nunca voltará a ser o que era antes do processo. Pode ficar lindo naquele dia, há dois dias, há uma semana, mas uma hora ou outra ele tende a voltar a mostrar os danos que ele recebeu durante o processo.

Uma hidratação comum de semana ou quinzenal não será mais o suficiente para os fios, isto porque como ele tende a ficar poroso, fica cada vez mais difícil de reter umidade dentro do fio. Sendo que um dos primeiros danos a serem notados é o ressecamento. Isto também porque o descolorante retira quase toda a camada lipídica que protege os fios a partir das cutículas dos cabelos.

Quanto mais seco seu cabelo for naturalmente, diga-se de secos a crespos e cacheados, mais danificado e com tendência á porosidade alta ele vai ficar após o platinado. Então cabe a você decidir consigo mesma se você estará disposta a arcar com os tratamentos necessários para que seus cabelos fiquem bonitos em sua estrutura, além de alcançar a cor perfeita.

Abraços.

 

 

Platinar os Cabelos! Será que eu posso?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *