Entenda o pH dos produtos de cabelos

OFERTAS Em Nossa Loja


Olá loiríssimas!

Manter os cabelos hidratados, sedosos e com brilho é o desejo de toda mulher. Algumas marcas como a SEDA têm investido forte em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, visando não só a qualidade mas também o resultado final que eles prometem proporcionar.

Uma dessas pesquisas revolucionou algumas fórmulas dos shampoos disponíveis no mercado, retirando o componente cloreto de sódio (NaCl) da formulação. Sem esse componente − o tradicional sal de cozinha −, outros ativos, como o Lauril (SLES), foram adicionados à fórmula para manter as propriedades físicas do produto. Embora fale-se muito que o sal é prejudicial aos cabelos, não existem estudos que comprovem realmente qualquer malefício – sabe-se apenas que o sal proveniente do mar faz mal aos fios.

Recentemente, um novo termo passou a cercar o tema “cabelos”: o pH. O pH, potencial hidrogeniônico, determina o grau de acidez e alcalinidade de todo produto que possua água em sua formulação, assim como o corpo humano e os cabelos. Sua escala vai de 0 a 14 de 0 a 6, 9 o índice é ácido, 7 é neutro e de 7, 1 à 14 o índice é alcalino. Tanto o pH da pele (entre 5,5 e 6,5) quanto o do cabelo (entre 4, 5 e 5,5) são ligeiramente ácidos. É importante preservar o manto ácido da nossa pele (manto hidrolipídico), uma vez que ele evita a penetração dos micro-organismos e fungos, os quais não se adaptam em meio ácido. Nos cabelos, esses índices influenciam significativamente em aspectos como brilho, maciez e qualidade dos fios. Se mais alto, ele provoca a abertura das escamas do cabelo, deixando os fios ressecados e sem vida. Se muito baixo (menor que 2,5), não promove benefício de limpeza adequado e pode ser prejudicial ao couro cabeludo.

Nossa Loja Online


Quando o assunto é escova progressiva, o cuidado precisa ser redobrado, e o pH do shampoo deve estar entre 4 e 5. Isso porque produto e couro cabeludo devem ter o pH bem próximos. Além disso, o cabelo que passa por alisamento é frágil, e o pH baixo não agride a cutícula capilar, mantendo um cabelo com menos frizz e mais sedoso. Nos condicionadores, o pH deve estar entre 3 e 4, para facilitar a selagem das escamas e finalizar o tratamento dos fios.

Fonte: SEDA cabelos!

1 Comment

  1. Sabrina Lima

    6 de junho de 2011 at 22:29

    Ola Kika, estive observando em alguns salões usam PH 9.0 para que serve? é muito ácido? prejudica o cabelo?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *