É verdade luzes e mechas afinam o cabelo?

É verdade que as luzes e mechas afinam o cabelo 700x525 - É verdade luzes e mechas afinam o cabelo?

É verdade que as luzes e mechas afinam o cabelo?

Hoje em dia é raro conhecer uma mulher que não tenha química no cabelo, seja coloração, progressiva, luzes, mechas e por aí vai… E infelizmente é verdade que a luzes, mechas e outros procedimentos químicos afinam os cabelos.

Mas porque?

Cada vez que submetemos nossos fios à processos químicos nossos fios vão perdendo nutrientes naturais, como a queratina, um dos principais compostos. Para entender melhor como funciona, nosso fio é dividido em quatro partes, sendo eles:

  1. Cutícula: parte externa do fio. Sua função é criar uma camada protetora que protege o córtex contra agressões externas e químicas. Quando não está saudável, os fios ficam opacos e frisados.
  2. Córtex: é o corpo do fio, o que dá sustentação e saúde a fibra capilar. Podemos dizer que o cortex é o coração do fio, sem ele o fio perde elasticidade e solidez.
  3. Cimento intercelular CMC: também conhecido como Complexo de Membrana Celular, responsável pela ligação das escamas e do córtex. É substancial para a boa saúde e fortalecimento da fibra.
  4. Medula: fica na parte central do fio. Tem papel na fase de germinação do cabelo, onde ajuda na propagação de um novo fio em direção ao poro.

cortes capilar - É verdade luzes e mechas afinam o cabelo?

Levando em conta esses 4 elementos que formam a estrutura do fio, como pode ver todos desempenham um papel importante e quando em desequilibro geram muitos danos aos fios.

A química danifica a estrutura da fibra capilar, levantando as bordas das escamas o que forma o frizz e o ressecamento, além disso para que possa penetrar na fibra – desestrutura as ligações químicas responsáveis pela coesão da fibra capilar.

Essa desestruturação na fibra faz com que os fios percam “massa capilar”, no caso o cortex e o cimento intercelular que seriam a base dos fios, que a cada processo químico os fios vão ficando mais finos, elásticos e ressecados.

O que fazer?

Para evitar todos esses danos, é substancial fazer reconstrução capilar para reposição destes nutrientes perdidos. Se não for feita a reposição de nutrientes no fios pode ocorrer o corte químico, que é quando o fio quebra por não ter mais “corpo” para aguentar toda a estrutura. Isso é triste, e infelizmente muito comum entre as loiras, que muitas vez por quererem alcançar a tão sonhado platinado não pensam em primeiro lugar na saúde dos fios.

Lembre-se: antes de submeter seu cabelo a qualquer tipo de química, pense se antes terá tempo e dinheiro para fazer a manutenção de tratamentos capilares que seu cabelo vai exigir. Recomendo muito que faça o cronograma capilar para melhores resultados. Saiba mais: Cronograma capilar oficial.

É isso, espero que tenha ajudado com essas dicas.

Beijos no coração,

Kika

É verdade luzes e mechas afinam o cabelo?
4.8 (60%) 7 voto[s]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.