Descubra a função dos principais tratamentos capilares

Conheça o que diferencia um tratamento do outro e dê ao seu cabelo aquilo que ele realmente precisa

Um dos maiores erros quando se trata de cabelo é investir em tratamentos inadequados para seu problema capilar. Esse é o passo mais importante, conseguir identificar o problema e, só então, sanar sua carência de ativos. Se você ainda não sabe, há diferença entre nutrição, hidratação e reestruturação, hoje você vai aprender diferenciar uma coisa da outra e acertar em cheio na escolha do procedimento.

Nós sabemos que os efeitos externos removem a proteção natural do cabelo, usar secador e chapinha diariamente, fazer alisamentos, progressivas, colorações e descolorações fazem com que o fio se torne frágil e se rompa com facilidade. Esses processos influenciam na perda de maleabilidade, brilho e vitalidade, por isso é importante saber que seu cabelo sofre muito com algumas atitudes simples, como por exemplo, prender o cabelo com elásticos ou demais acessórios todos os dias, pode torná-lo menos resistente.

8311-a-cromatonalizacao-promete-hidratar-e-680x0-2

Descubra a função dos principais tratamentos capilares

Muitas vezes hábitos comuns, como o citado acima, parecem inofensivos, mas na verdade oferecem grande risco para cabeleira, por isso é mais que essencial entender as principais frentes de tratamento, descubra a diferença:

Nutrição

Tem papel protetor e está diretamente ligada a reposição de componentes importantes, como os lipídios. A barreira protetora natural que é criada em volta do fio funciona como um lubrificante que tem a função de impedir que componentes como a água escapem da fibra capilar. A falta deles interferem na integridade e na linearidade do fio, além disso, a falta de gordura provoca a quebra da extensão do cabelo e os deixa porosos, sem maciez.

A melhor forma de tratar as madeixas que estão neste estado é investir em produtos que contenham aminoácidos, que geralmente estão presentes em proteínas hidrolisadas como aveia, amêndoas, seda e trigo. Esses agem de forma a regenerar e aumentar a umidade no interior da fibra capilar.

cabelo-macio-hidratado

Hidratação

Esse é o método mais popular e mais reproduzido nas madeixas de boa parte das mulheres. Sua função principal é garantir a flexibilidade e maleabilidade por meio da retenção de água dentro da fibra capilar. Quando a umidade não está presente no cabelo o brilho vai embora e o fio começa a sofrer com descamações causadas por conta da diminuição de coesão entre as escamas.

A regra aqui é apostar nos efeitos de substâncias como a provitamina B5, pantenol que possuem resultados quase que instantâneos, em apenas três minutos já é possível conferir os resultados da umectação da fibra capilar.

Reconstrução

Ela também é conhecida como procedimento de reestruturação capilar, já que consegue restabelecer componentes de peso que ficam localizados na superfície do fio, como por exemplo, a substância principal, a queratina e derivados e também oligoelementos. A falta deles resulta em pontas quebradas ou danificadas e na quebra do fio em momentos simples, como lavar ou pentear o cabelo.

O que fazer:
Geralmente o processo aparece em várias etapas e os produtos profissionais são os melhores. Portanto, procure um salão de beleza ou compre um produto profissional e faça em casa, isso se você tiver experiência com procedimentos capilares para que não ocorram prejuízos.

Beijos amorzinhas,

Neny Bertini

Descubra a função dos principais tratamentos capilares
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *