Descoloração ou Decapagem?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou falar sobre a diferença entre a Descoloração e a Decapagem!

a1 - Descoloração ou Decapagem?  a4 - Descoloração ou Decapagem?

É mais do que normal você que muito mexe nos cabelos, ouvir falar sobre os dois procedimentos. Os dois processos utilizam o pó descolorante, mas cada um deles, tem seu propósito específico.

a2 - Descoloração ou Decapagem?

A descoloração, ou “retirada da cor”, que é geralmente utilizada em cabelos virgem, removendo então os pigmentos naturais dos fios.

Pigmentos estes que são formados por três tons: azul, vermelho e amarelo. Na retirada da pigmentação natural dos fios, o primeiro tom a  sumir é o azul (por isso, alguns fios tendem a ficar alaranjados, sendo necessário o uso de um corretivo azul), o segundo pigmento a sumir é o vermelho (e então, por isso os fios tendem a ficar amarelados, sendo necessário o uso de um corretivo violeta [azul+vermelho]). Por fim, o amarelo é o mais difícil de se retirar. Por isso fios loiros tem uma coloração amarelada.

Utilizada principalmente em pessoas que querem clarear os fios para um tom extra claro, que não conseguem atingir com o uso da tintura, que geralmente clareia apenas três tons.

a3 - Descoloração ou Decapagem?

A decapagem remove pigmentos artificias dos fios. Ela é utilizada em cabelos tintos, coloridos, tonalizados com pigmentos artificiais. A decapagem age aí!

Ambos os procedimentos agridem os fios. Cabelos mais escuros são muito mais difíceis de atingir tons mais claros, por serem mais concentrados em pigmentos azuis e  vermelhos.

Por exemplo, num cabelo loiro escuro ou natural, você já pode levemente identificar os pigmentos amarelos, denotando que eles tem menor concentração dos outros dois pigmentos nestes fios. O que na teoria e na prática, os fazem clarear mais rápida e facilmente.

Um cabelo escuro naturalmente, não consegue alcançar um tom muito claro com uma decapagem, sendo necessária uma descoloração. Já cabelos com bases mais claras como o loiro natural ou o loiro claro, podem até clarear um pouco, dependendo do caso, até para o tom desejado, sem muitos danos.

a5 - Descoloração ou Decapagem?

Como ambos são agressivos, é mais do que necessário investir em tratamentos antes e pós. Sempre indico para quem vai fazer um dos dois, realizar uma reconstrução capilar potente nos fios, antes e depois. E em seguida, realizar uma nutrição, pois os processos além de agredir a fibra, agridem inicialmente as cutículas dos fios, podendo as deixar abertas ou ainda quebradas.

É altamente indicado o uso dos procedimentos, seja para luzes, mechas, reflexos, balayage, luzes invisíveis, ombré, platinagem, descoloração total, decapar e colorir e o que for, no salão. Pois em casa, se você não tiver prática, pode ter resultados desastrosos tanto quanto a cor, quanto com os danos aos fios.

Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.