in

UALUAL AmeiAmei CUTCUT

Como cuidar e realçar o cabelo loiro escuro?

cabelo.loiro.escuro
Como cuidar e realçar o cabelo loiro escuro?

O cabelo loiro escuro é mais discreto, mas nem por isso é menos desejado. O tom loiro escuro normalmente é menos ressecado do que o loiro platinado (no caso o descolorido), pois passa por um processo de descoloração bem menos agressivo. O loiro escuro possui um tom bastante natural e ilumina o rosto, dando um aspecto bronzeado e saudável ao visual. Ele precisa de alguns cuidados especiais para se manter no tom, e mesmo tendendo a ser menos  danificado do que o cabelo loiro platinado, o cabelo com o tom loiro escuro também precisa de cuidados específicos. Fique atenta a algumas dicas de como cuidar e realçar seu cabelo nesse tom.

Ajustando o tom

A matização do tom do cabelo loiro escuro é um pouco diferente da matização dos tons de loiro mais abertos. Por ser um cabelo que tende mais ao alaranjado do que ao amarelo, ele precisa de outra escala de cores para neutralizá-lo. Ou seja, as máscaras e shampoos de cor violeta usados na maioria dos cabelos loiros não serão de muita utilidade para as donas de madeixas desta cor. O loiro escuro precisa de um tom azulado para neutralizar o alaranjado, ou um tom acinzentado. Você pode comprar uma máscara que tenha um tom mais cinza, e que tenha a intenção de matizar seu cabelo, ou comprar um shampoo tonalizante, ou um matizador acinzentado. Existem máscaras e xampus azulados que ajudam também a manter o tom acinzentado do cabelo loiro escuro. Você também pode utilizar a mesma técnica da violeta genciana para cabelos platinados, só que dessa vez com o azul de metileno. Misture uma ou duas gostas de azul de metileno em duas colheres de sopa de uma máscara de sua preferência, uma vez por semana, e veja os resultados. O azul de metileno é um produto barato vendido em qualquer farmácia.

Cuidados no verão

Com certeza praia e piscina são os maiores inimigos do cabelo loiro escuro. Primeiro por conta do ressecamento que a exposição ao sol cloro, e mar causam aos cabelos já fragilizados, e segundo por conta do desbotamento. O cabelo loiro escuro tende a  clarear com a exposição solar, além de perder o tom. Na piscina ou na praia, o loiro escuro acinzentado tende a ficar com um tom bastante esverdeado. Para isso, tome bastante cuidado com seu cabelo durante os dias de verão. Tente não molhar o cabelo na praia, e evite piscinas com muito cloro. Use chapéus e protetores solar capilares, bem como leave-ins que contenham uma proteção solar potente, que vão proteger o cabelo de perder seu tom.

Hidratação

Como já foi dito, assim como os cabelos loiros platinados, os loiros escuros precisam de cuidados, porém cuidados um pouco diferentes. Os loiros escuros tendem a ser menos danificados, pois sofrem um processo de descoloração menos agressivo. Portanto, fazer uma reconstrução semanal não parece uma boa ideia. Isso porque a reconstrução repõe a proteína perdida dos cabelos, e se seus cabelos não estão muito danificados, o excesso de proteínas pode deixa-lo duro e sem vida. É claro que alguns cabelos loiros escuros podem estar bastante danificados por chapinha, secador, praia, sol, além da própria tintura e descoloração. Por isso fique atento ao estado do seu fio. Faça uma reconstrução mensalmente, e se o seu cabelo não estiver melhorando somente com a hidratação e a nutrição, faça uma reconstrução duas vezes por mês ou uma cauterização.

Retoque de raiz

O cabelo loiro escuro tende a dar menos dor de cabeça com a questão do retoque de raiz do que os tons de loiro mais claros. Isso porque o tom de loiro mais escuro é um pouco mais próximo do tom castanho, que é o tom mais comum das donas de cabelos loiros tingidos. É  necessário retocar a raiz com uma certa frequência, mas definitivamente você pode ter um intervalo de tempo um pouco maior do que o do cabelo loiro platinado. A raiz dificilmente vai destoar do tom do cabelo, somente depois de alguns meses ela começa a aparecer. A não ser que seja a sua intenção deixar as pontas mais claras do que a raiz, o ideal é retocar de 4 em 4 meses, pelo menos, ou dependendo do quanto seu cabelo cresce. Se seu cabelo costuma crescer muito rápido, diminua um mês desse intervalo de retoque.

Dando brilho

Um cabelo loiro escuro bem tratado vai destoar das outras madeixas, pois ele possui um brilho incrível. Cabelos loiros com um aspecto mel ou dourado são simplesmente lindos, e manter o brilho deles não será nada fácil. Além dos processos de hidratação, nutrição, cauterização, restauração, etc, uma dica muito bacana para doar brilho aos fios é o óleo de argan. Você pode usar o óleo finalizador de argan em todo o fio, e ele é com certeza um dos óleos que mais doam brilho aos cabelos. Existem várias marcas disponíveis no mercado atualmente, com preços variados, para o alcance de todos. Outra dica para realçar o brilho desse tom de cabelo é usar um spray de brilho após a escovação, babyliss, etc. Também existem vários tipos de sprays de brilho que, assim como o argan, doam brilho e tratam os cabelos ao mesmo tempo. Não se esqueça de sempre usar um protetor térmico antes da modelação, pois o aumento da temperatura danifica o cabelo permanentemente.

Modelando

Com certeza o loiro escuro é um dos tons que mais pedem uma modelação diferenciada. O tom de loiro escuro com certeza pede um babyliss e uma escova ondulada. Cabelos loiros escuros ondulados, depois da onda Gisele Bundchen, são a mais velha pedida. Faça bos nos cabelos, use o seu babyliss, faça penteados e tranças que realçarão a cor do cabelo loiro escuro, principalmente se ele tiver luzes. Tons loiros escuros pedem volume, abrace essa ideia. Se você quiser um cabelo mais clássico e comportado, aposte na velha chapinha e na escova modeladora com o secador. Use um spray para assentar os fios após a escovação, e você também pode usar o óleo de argan, que vai ajudar seu cabelo a secar mais rápido, e a obter um efeito liso e brilhoso.

3.5/8 - (31 votes)

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Hidratação, nutrição e reconstrução – Como diferenciar

Produtos naturais que deixam cabelo loiro