Como ter cabelos loiros bem tratados?

Conteúdos Nesse Artigo:

iStock 000050021862 Small - Como ter cabelos loiros bem tratados?

Como ter cabelos loiros bem tratados?

Muita gente nem imagina quando olha para um cabelo loiro tingido. Normalmente, vemos cabelos loiros (mesmo os tingidos) com um brilho especial, finos, lisos, encorpados e hidratados, principalmente os das estrelas de cinema e das novelas. Mas a verdade é que ter cabelos loiros bem tratados exige muitíssimo cuidado, trabalho e dedicação. O cabelo loiro bem tratado é visivelmente diferente de um cabelo loiro mal cuidado. O bem cuidado possui pontas hidratadas, uma leveza extraordinária, brilho e volume. Um cabelo mal cuidado normalmente possui uma opacidade fora do comum, ressecamento e pontas duplas ou espigadas. Alguns, durante o processo de descoloração, podem sofrer o chamado corte químico, no qual o cabelo fica extremamente elástico, sem vida, quebrado, e até mesmo caindo com bastante frequência. Se você conseguiu entrar para o clube das loiras e quer ter um cabelo espetacular, fique atento a algumas dicas a seguir de como ter cabelos loiros super bem tratados.

Seguir o cronograma capilar

O cronograma capilar é um passo extremamente importante para os cuidados de quaisquer cabelos, em especial dos loiros. O cronograma capilar consta de um revezamento semanal (ou dependendo da necessidade e porosidade do seu cabelo, o revezamento pode ser feito de 4 em 4 dias, ou você pode fazer a hidratação e a nutrição na mesma semana) entre os processos de hidratação capilar, nutrição e reconstrução. Uma semana será feita a hidratação, na outra a nutrição, e por último a reconstrução, etapa mais importante para os cabelos danificados. Todas as etapas do cronograma são muito importantes e todas devem ser respeitadas, pois elas se complementam.

Etapa 1 – Hidratação

A hidratação é um processo muito simples e conhecido pela maioria das mulheres, principalmente as que não possuem um cabelo muito danificado. Ela oferece a reposição da água perdida pelos cabelos durante o processo de tintura e descoloração. Esses processos abrem as escamas dos cabelos e fazem com que eles percam rapidamente a água retida dentro do fio, que o deixa hidratado e macio. Durante o cronograma capilar, você deve ficar atenta à composição das máscaras que você estiver utilizando. Por exemplo, as máscaras mais recomendadas durante esse processo de hidratação, são as que contem glicerina em sua composição, que ajuda a reter a água no fio. As que possuem lanolina e aloe vera também são interessantes. Para isso, você não precisa se ater a uma máscara que possua uma composição muito rica em óleos, manteigas ou proteínas, uma máscara com uma composição hidratante que se limite à sua base e a glicerina e aloe vera, com alguns outros extratos vegetais, já e o suficiente. Normalmente essas máscaras não costumam ser muito caras, e você pode usar tanto as importadas quanto as que se encontram à venda nas farmácias e supermercados.

Etapa 2 – Nutrição

Para essa etapa, você precisará de uma máscara um pouco mais potente. A etapa de nutrição é o momento em que se repõe os lipídios e algumas das vitaminas perdidas durante os processos de luzes, tintura e descoloração dos cabelos loiros. Os lipídios ajudam a manter a hidratação (reposição da água) do cabelo feita na etapa anterior do cronograma. Para ajudar no processo de nutrição capilar, você vai precisar de máscaras que possuem óleos vegetais e manteigas na sua composição. Ou você pode também adicionar os óleos ou ampolas à sua máscara de hidratação, e transformá-la numa máscara mais nutritiva. Entre os óleos mais usados estão os de argan, coco e abacate. As manteigas de cupuaçu e karité também são hiper nutritivas e hidratantes. Os novos óleos de ojon e o óleo de castanha-do-pará também são bastante hidratantes, e podem ser incorporados à máscara, ou já fazerem parte da composição delas. Algumas máscaras mais caras costumam ter um mix de vários óleos super nutritivos.

Etapa 3 – Reconstrução

Essa é com certeza a etapa mais importante do cronograma. Para se ter cabelos loiros bem tratados, ela com certeza é essencial. A reconstrução capilar consta basicamente na reposição da massa capilar (ou seja, a própria substância da qual é feita o cabelo) que foi perdida durante os agressivos processos que os cabelos sofreram para se tornarem loiros. Para isso é necessário uma reposição de queratina, arginina e proteínas em geral. Para essa etapa, fique atenta à composição das máscaras que você usa. Elas devem possuir um alto nível de proteína e não somente queratina. Máscaras que possuem tutano também são interessantes para essa etapa do cronograma. Você pode também fazer uma cauterização com queratina, que vai ajudar a reconstruir o seu cabelo. Você pode adicionar ampolas protéicas ou de queratina à sua máscara, deixando- a no cabelo por pelo menos 20 minutos.

Outras dicas importantes para se ter cabelos loiros bem tratados

Economize um pouco na chapinhas e nos alisamentos. Tente deixar seu cabelo descansar pelo menos de uma a duas vezes por semana. A chapinha e o secador costumam ressecar os cabelos loiros e deixa-los mais fragilizados do que eles já estão. Tente usar seu cabelo ao natural, ou domá-los com métodos alternativos, grampos, bobos, toucas, etc.

Outra dica importante para se ter cabelos loiros bem tratados é: fique atenta aos shampoos que você usa, e à quantidade de vezes que você lava o cabelo. Tente não lavar os cabelos todos os dias. Se seu cabelo é muito oleoso na raiz, procure usar um shampoo para cabelos mistos, e lave-os em dias alternados. Você também pode diluir o shampoo na hora de usá-lo isso vai evitar que ele danifique seu cabelo. Tente usar shampoos à seco para controlar a sua oleosidade, isso também ajuda. Procure usar shampoos que não ressequem os fios. O mais recomendado é que se use shampoos específicos para cabelos secos ou reconstrutores, dependendo do estado do seu cabelo. Mas se seu cabelo é muito oleoso, tente usar um shampoo para cabelos oleosos que não o resseque. Uma dica que garotas de cabelos cacheados usam muito: shampoos sem sulfato. Hoje em dia existem shampoos sem sulfato que conseguem limpar os cabelos sem danificá-los. São shampoos fabricados a partir de agente de limpeza mais suaves, que não deixam o cabelo tão ressecado quanto os shampoos comuns.

1 Comment

  1. Roberta

    at

    Adorei ????????????????????????

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.