in

Como ter cabelo loiro sem prejudicar os fios?

Ter o cabelo loiro natural, sem tintura alguma, é para poucas. Enquanto isso, tinta, técnicas e tons de loiro não faltam para quem deseja se tornar uma loira fatal. Mas, diante de tantas opções, como escolher o tom certo para você? Quem responde é a cabeleireira Maria Lú Dias, do Rio Grande do Sul: “O segredo está na avaliação antes de pintar.
É preciso notar qual o tom da sua pele e depois a cor que está o seu cabelo hoje. Assim, com esta conversa com o profissional, vai ficar mais fácil de escolher. Desde a técnica até a cor do fio”,
afirma.

E tudo deve ser analisado: se seu o cabelo já teve alguma pintura, se já sofreu algum tipo de alisamento ou permanente, se está com o corte em dia, se precisa de uma hidratação antes. E assim vai! Essa conversa com o profissional vai fazer seu cabelo ficar em dia com o tom que você deseja. Claro que tudo vai depender da cor do seu cabelo hoje. “Talvez a mudança deverá ser feita mês a mês, com hidratações e tinturas intercaladas, até chegar ao tom desejado”, revela a cabeleireira e tinturista.

Como ter cabelo loiro sem prejudicar os fios?
Como ter cabelo loiro sem prejudicar os fios?

Se você é dona de um cabelo na cor castanho médio, sem tinta, não vai passar de loiro escuro. Isso porque nenhum descolorando consegue deixar o cabelo mais do que quatro tons mais claros. “Para isso, é preciso retirar o pigmento do fio, o que causa uma destruição da fibra capilar e não é nada recomendável. O problema pode ser tão grande que você pode ficar careca”, afirma Maria Lú. Na segunda aplicação de descolorante, de acordo com a profissional, você vai atingir um tom mel ou loiro médio, que pode ser misturado com mechinhas douradas.

Já se o seu cabelo é castanho claro ou médio e tem tinta, outra dica: conte ao seu cabeleireiro qual o tom que você usou na última coloração. Depois, você pode aplicar nova camada de descolorante e investir nas mechas 3D, que dão profundidade e misturam mechas douradas, mel e castanhas claras. É indicada para mulheres com o tom de pele bronzeado ou branco. Ficar com o cabelo todo mel ou dourado fica legal em mulheres morenas.

De acordo com Maria Lú, depois da tintura é sempre recomendado fazer uma hidratação e matizar o fio quando a tintura for feita pela primeira vez ou se atinge o cabelo todo, sem mechas, por exemplo. “Já as clientes que optarem por uma técnica que mistura diferentes tons, como a mecha 3D, as luzes ou a balaiagem, devem evitar matizar pois esse contraste pode sumir depois que aplicado um pigmento cinza. Nestes casos, apenas o xampu com pigmentação violeta, mais conhecido como silver, ajuda a uniformizar as camadas e não deixa o cabelo ficar alaranjado ou esverdeado, por exemplo”, explica.

Para manter o brilho, sempre uma boa hidratação. “É sempre recomendado esperar cerca de dois meses entre uma descoloração e outra. Nesse meio tempo, os fios precisam de hidratação com máscaras e ampolas para evitar o ressecamento e as pontas duplas. Vale pintar apenas a raiz para retocar entre os 60 dias. Caso contrário, muita química pode danificar o fio e quebrar a fibra capilar”, afirma Maria Lú.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Queda Capilar: Como combater?

Como cuidar dos fios no verão?