in

AmeiAmei CUTCUT

Como pintar o cabelo de loiro sem danificá-lo

Pintar os cabelos loiros
Como pintar o cabelo de loiro sem danificá-lo

Como pintar o cabelo de loiro

Ter um cabelo loiro saudável e bonito é um dos maiores desafios das mulheres que não nasceram com as madeixas loiras, mas desejam tê-las. Porém, o cuidado com os cabelos loiros começa no processo de descoloração/tintura, e é necessário ter um cuidado bastante especial durante essa etapa, e não somente após ela, com a manutenção e hidratações, etc. Todo o processo de descoloração e tintura acabará inevitavelmente danificando qualquer cabelo. Porém, o processo de descoloração de cabelos escuros para o loiro, é especialmente mais agressivo. Para minimizar os danos causados aos cabelos durante o processo de tingimento, é importante que se tenha em mente alguns fatores. Fique atenta a algumas dicas que vão te guiar a conquistar o loiro natural e bonito tão desejado pelas mulheres.

1º passo: escolha a sua cor

Converse com o seu cabeleireiro e hair staylist sobre o tom que você deseja atingir. Se você possui um cabelo castanho e quer passar para um loiro escuro cor de mel, provavelmente você não precisará descolorir os fios, e somente uma boa tintura com um matizador após, será suficiente. Se você já possui os fios loiros, e deseja clareá-los mais, provavelmente você também não vai precisar descolori-los. É importante também ficar atenta ao tom da sua pele, e ao eu biótipo, para saber qual cor de cabelo fica melhor em você. Por exemplo, mulheres mais branquinhas combinam com um loiro platinado, já mulheres mais morenas combinam com um loiro dourado/cor de mel. Pergunte ao seu hair stylist qual cor se encaixa melhor em você.

2º passo: a primeira vez loira

Primeiramente, o meu maior conselho para as morenas que querem ficar loiríssimas do dia para a noite é: vá devagar. Não faça uma descoloração extrema logo de cara. Tenha paciência, teste os tons de loiro em você e vá subindo os tons aos poucos. Primeiro tente descolorir seu cabelo aos poucos, puxe primeiro para um tom mais mel. Depois de fazer muita hidratação, cauterização e reconstrução, ou seja, depois que seu cabelo estiver forte e bonito, tente descolori-lo novamente. Dessa vez, suba mais dois tons. E vá fazendo isso aos poucos, até chegar ao tom desejado. Veja como seu cabelo se comporta de acordo com a descoloração. Se sentir que seu cabelo já está ficando muito danificado, pare e não tente descolori-lo mais, ou você pode acabar deixando-o quebradiço e elástico, e sofrendo um corte químico, e você não quer isso, certo? Cabelo cresce, mas demora, então não se arrisque.

3º passo: pintando o cabelo em casa: preparando os fios

É possível pintar os cabelos em casa? É possível, sim. Mas lembre-se, você precisará, com certeza, ter um cuidado redobrado. Pra começar, antes de tudo, faça uma hidratação e uma restauração no seu cabelo na semana que este for descolorido. Capriche no tratamento. Na hora de pintar, lembre-se de algumas dicas. Tente deixar seu cabelo pelo menos uns dois dias sem lavá-los, para proteger a raiz, e porque a oleosidade natural dos fios protege os fios. Não use condicionador ou leave-in após a última lavagem antes da descoloração. Uma dica imprescindível para logo antes de decapagem é: faça o teste da mecha em seu cabelo. Lembre-se de sempre fazer esse teste antes de descolorir os fios. Pegue uma porção bem pequena do seu cabelo, da parte de baixo dele, uma parte bem discreta, que não costuma aparecer muito.  Passe a mistura de descolorante+água oxigenada nos fios, e deixe agir por 30 minutos. Veja como seu cabelo reage. Se seu fio ficar elástico e excessivamente danificado, não continue com o processo, pois seu cabelo pode sofrer danos irreversíveis. Isso pode ocorrer se o seu canelo já estiver muito fragilizado por tinturas ou processos de alisamento ou química anteriores. Espere um tempo, trate seu cabelo e tente novamente depois de algumas semanas. Se seu cabelo reagir como o esperado, fique atenta às próximas dicas.

4º passo: pintando o cabelo em casa: o processo de descoloração

Depois dos devidos cuidados já terem sido tomados, a principal etapa pode ser iniciada agora. A primeira coisa que se deve ter em mente é a escolha dos produtos que você vai usar. Não use marcas genéricas, pesquise em blogs e converse com seu cabeleireiro sobre as melhores marcas de tinturas e pós-descolorante que danificarão menos seus fios. Marcas como Alfaparf e L’Oréal são muito recomendadas, use um pó descolorante dust free (que não levanta pó) e que de preferência tenha um tom azulado, para ajudar a matizar os fios, para que estes não descolorem em um tom amarelado ou alaranjado. Use uma água oxigenada volume 20 ou 30, no máximo. A água oxigenada volume 40 danifica muito os fios. Procure também usar uma marca de água oxigenada igual a marca do seu pó descolorante. Na hora de pintar, evite passar muito descolorante próximo à raiz dos fios, pois ela costuma descolorir primeiro, e pode criar uma disparidade no tom dos seus fios. Deixe o pó descolorante e a água oxigenada por no máximo 30 minutos no cabelo, não mais do que isso. Se seu cabelo não abriu até o tom desejado, não tente novamente, retire todos os resíduos do produto com um shampoo adequado, e siga para a próxima etapa.

5º passo: etapa final, cuidando dos fios recém-tingidos

Como foi dito já, o processo de descoloração funciona como um processo de decapagem. A decapagem é um processo no qual as escamas do cabelo se abrem e o cabelo perde não somente a melanina dos fios, mas também uma boa parte dos seus nutrientes e hidratação natural, bem como a sua oleosidade. É natural que os cabelos recém-descoloridos fiquem desidratados e sem vida no começo. Por isso é tão importante que após o processo de tintura e descoloração, que os cabelos sejam hidratados, cauterizados e reconstruídos com máscaras e ampolas específicas para tal finalidade. Não economize nos produtos, pois cabelos loiros necessitam de cuidados redobrados, principalmente os recém-tingidos, que precisarão de um tempo até se recuperarem totalmente. Também faça uma matização com um tonalizante ou tintura após a descoloração, para evitar que os fios fiquem amarelos ou alaranjados. Use máscaras violetas ou azuis. Evite praia, sol e piscina no primeiro mês da descoloração, ou até seus cabelos terem sido inteiramente recuperados. Também evite chapinha e secador muito quentes, use sempre um protetor térmico nos fios.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tonalizantes e cabelos loiros

Matizador Levonê Máscara Acidificante