Como cuidar dos Cabelos Platinados?

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou ensinar como cuidar dos cabelos platinados.

cab1

Após ter platinado os cabelos, é primordial saber como cuidar, tratar e manter a saúde e a vitalidade dos cabelos. Pois como já disse por aqui, cabelo bonito não é o que tem a cor perfeita, e sim o que tem saúde!

 

Pronto, cheguei ao tom platinado! Beleza! Mas há sempre um lado ruim das coisas. Nos loiros platinados, não é diferente. Tirando o fato de que ele ficou mais enfraquecido e danificado por conta da descoloração forte, uma vez ou outra ele vai acabar mostrando os danos acarretados por esta química tão agressiva. Mesmo que você utilize sempre bons e ótimos tratamentos capilares em casa e no salão.

O platinado também tende a deixar os fios mais “soltos”, isto porque agride tanto a estrutura capilar, que tende a deixá-los mais “moles” por dentro. E a estrutura capilar não volta a ser a mesma. Uma vez que o cabelo não se recupera por si só, já que não é uma matéria viva, como a pele por exemplo, ainda mais sendo danificado, fica ainda mais forte e difícil de se reparar danos. Portanto, é essencial tratamentos proteicos com uma periodicidade maior e mais intensa.

Ainda levando em consideração que os tratamentos, por mais caros e bons que possam ser, vão se esvaindo com as lavagens e com o tempo. E ainda mais nesses fios que são mais “abertos”, eles vão saindo cada vez mais rápido. Também pode ser que aqueles produtos amigos de vocês não funcionem mais como antes. Não porque o produto se tornou ruim, mas sim porque agora seu cabelo está agora realmente precisando de tratamentos ainda melhores, superiores… E provavelmente (para não falar certamente) mais caros. Pois por mais baratinhos que sejam os “bons produtos” que você utilizava, vão acabar funcionando como uma maquiagem, podendo sair logo na lavagem seguinte. O que eu admito que é deprimente.

Proteínas e queratina hidrolisada, quaternizada, etc, é praticamente regra semanal! Pelo menos no início. Em alguns casos e necessária a aplicação dessas mais de uma vez na semana.

Agora você vive com um cabelo quimicamente tratado e talvez danificado. É importante você saber que tratamento capilar de verdade, deverá fazer parte de sua rotina, isto é, se você quiser manter e mostrar um cabelo bonito.

O primeiro dano que é aparente após platinar os fios é o ressecamento. Hidratar seria a resposta óbvia para este caso não é? Mas como já disse, o fio platinado tem a estrutura modificada e é mais poroso. Então aplicar uma hidratação simples vai poder te deixar triste, por ela sair em pouco tempo, as vezes no dia seguinte e as vezes até no mesmo dia!

Nutrições capilares agora são ideais para os cabelos platinados, para substituir as hidratações básicas. Isto porque é quase certo que elas não vão funcionar bem como antes, e que não vão durar como antes. As nutrições devem ser com produtos a base de óleos e manteigas vegetais, que ajudam tanto a reparar a cutícula danificada, quando a manter os fios macios e brilhantes com a umidade necessária lá dentro deles mesmos.

A porosidade também tende a ficar evidente, sendo necessárias várias sessões de reconstrução capilar e de cauterização (uso muito). Ela, a porosidade, que tende a soltar mais rápido os tratamentos que fazemos. E já nos platinados que estão abertos, eles vão saindo bem mais rápido. Então uma boa dose de proteínas com nutrições é a boa pedida da vez.

Ceramida é um ativo que eu amo e gosto bastante, é excelente para você utilizar-se de produtos a base deste ativo para as etapas de nutrição, e também para finalizar os processos de reconstrução capilar.

Para nutrição basta procurar por aqui os posts que eu já fiz sobre vários óleos vegetais e seus benefícios.

É bom utilizar produtos bem selantes e acidificantes para se manter os fios mais macios, brilhantes e para que se prolonguem os efeitos dos tratamentos. Levando em conta que o fio está poroso e com o pH mais elevado do que o “normal seria”.

 

E mais uma vez falo: reconstrução, proteínas, cauterização, aminoácidos, reconstrução de novo, e por aí vai! Vai ser necessário. E entre uma sessão e outra de proteínas, utilize hidratações normais ou caseiras para manter a maciez, e nutrições para manter o brilho e a suavidade dos fios.

 

Abraços.

F.

 

 

 

 

 

Como cuidar dos Cabelos Platinados?
Vote no artigo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *