Como cuidar dos cabelos no inverno?

O inverno está quase aí e não é por isso que você vai descuidar dos seus cabelos, né? A temperatura vai abaixar, o sol não será tão intenso, mas nem por isso seus fios estarão mais ou menos protegidos. Isso porque, assim como no verão, os fios precisam de cuidados e tratamentos específicos nesta época do ano. Os danos são diferentes do sol, claro, mas não menos perigosos Isso porque o frio também é capaz de queimar ou até quebrar as camadas capilares e a fibra dos fios, deixando o cabelo bem arrepiado e com bastante frizz.

Na estação mais fria do ano, os cabelos ficam mais sensíveis e, assim, podem quebrar com mais facilidade. No inverno o ar fica mais úmido do que no verão e essa umidade em excesso acaba agredindo o cabelo. Além disso, essa umidade deixa o cabelo mais pesado e menos soltinho. Parece que está sempre grudado e com menos ondas ou movimento natural.

O frio também prejudica o cabelo na questão do brilho e da nutrição. Nos dias mais frios, as mulheres tomam banho com a água mais quente. A temperatura elevada da água leva embora todos os nutrientes das camadas capilares, deixando os fios mais opacos e sem vida. Além disso, a água quente pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo, deixando os fios com aparência suja. Então, amiga, é hora de repensar na temperatura da água na hora do banho. Tudo bem que é frio, mas deixe a água quente apenas para o corpo. Na hora de lavar e enxaguar os cabelos, prefira a água morna.

Outra atitude importante no inverno é secar os fios com a ajuda de uma toalha ou até mesmo do secador. No segundo caso, é importante usar um protetor térmico para não quebrar os cabelos e nem deixá-los ressecado. A questão aqui é proteger o couro cabeludo, que sempre acaba ficando mais úmido no frio. Com essa umidade, o risco do surgimento de fungos é muito maior, provocando a queda e outros problemas como inflamação do couro cabeludo.

Como cuidar dos cabelos no inverno?

Como cuidar dos cabelos no inverno?

Lembra quantas vezes você leu que no verão era preciso fazer hidratação a cada sete dias, para evitar ou amenizar o ressecamento causado pelo sol? Então, no inverno é a mesma coisa! Mantenha o ritmo de hidratações uma vez por semana, para continuar com os fios bem nutridos e sempre macios e com brilho saudável. Máscara de tratamento profundo e ampolas à base de vitaminas e silicone são as mais indicadas para cabelos com tinta, naturais ou com progressiva.

Uma boa alternativa são os cremes à base de óleo de ojon ou monoi, que podem ser usados durante à noite, enquanto você dorme. Assim, pela manhã, os cabelos estão macios e podem ser lavados junto com o banho. E quando se fala em lavar os fios, é importante você escolher o começo do dia, assim, o cabelo terá um bom tempo para secar. É importante, também, manter o corte em dia. A cada três meses, dê uma passadinha no salão para cortar as pontas, pelo menos, assim seus fios irão crescer com mais força e resistência.

Como cuidar dos cabelos no inverno?
Vote no artigo

1 Comment

  1. Amanda Kreves

    1 de abril de 2013 at 9:24

    Uma ótima ampola para tratar dos fios no inverno é a Hyper Oil Infusion da linha Nutriseduction da Alfaparf, é Hyper tratamento intensivo de nutrição de longa duração. Reidrata e amacia a fibra capilar com os derivados da Cashmere seletivamente, fortalecem e reforçam a cutícula, enquanto os Aminoácidos do Trigo hidratam e nutrem. Altamente eficaz, o Thaiti Monoi garante longevidade, com um selamento da cutícula destinado a proteger e sustentar o resultado deste fantástico produto.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *