in

AmeiAmei

Porque o cabelo loiro desbota?

O cabelo loiro desbota
O cabelo loiro desbota

O cabelo loiro desbota?

É natural que qualquer cabelo tingido desbote depois de um tempo e os cabelos loiros não ficam de fora, infelizmente. Mas, porque o cabelo loiro desbota? Qualquer cabelo tingido pode ir perdendo seu tom ao longo do tempo. Cabelos loiros platinados costumam não desbotar, pois possuem um tom de loiro bastante alto, mas é necessário matizá-los constantemente de qualquer forma, para que os fios não fiquem com um tom amarelado ou alaranjado (se o fundo do seu cabelo for castanho ou preto, logicamente). Já o cabelo loiro dourado ou num tom um pouco mais escuro tem mais tendência ao desbotamento. O cabelo loiro escuro tingido pode perder seu tom natural e se voltar para um cabelo mais alaranjado. Isso se deve à falta de cuidados específicos para que se evite o desbotamento, como o uso constante de shampoos de limpeza profunda, praia, sol, etc. Portanto, fique atenta a algumas dicas (que estão principalmente associadas à forma como você lava seus cabelos) a seguir que te ajudarão a evitar o desbotamento dos seus cabelos loiros.

Lave os cabelos sempre o mínimo possível

Parece um pouco anti-higiênico, mas é uma dica importante. Lavar os cabelos todos os dias fatalmente vai fazer com que o seu cabelo, principalmente se for tingido, perca seu tom natural. Você pode lavar os cabelos em dias alternados, se seus fios forem muito oleosos. Se não for seu caso, lave-os de dois em dois dias. Se preferir, use um shampoo a seco para o controle da oleosidade e para um efeito estético e higiênico nos fios.

Lave os cabelos da maneira correta evita o desbotamento

Além da dica acima, é importante também ficar atenta à maneira correta de se lavar um cabelo tingido. É importante lavar os cabelos de maneira que o shampoo danifique os fios o mínimo possível. A maioria dos shampoos possui um bom poder de limpeza e sulfatos que abrem as escamas dos fios, tirando a tinta e os matizadores ou tonalizantes. Para lavar os cabelos você pode diluir o shampoo na água, fazendo espuma, e aplica-lo somente no couro cabeludo para o meio do cabelo, evitando as pontas, que poderão ficar danificadas com o uso constante e excessivo do shampoo.

Evite shampoo anti-resíduos

Shampoos anti-resíduos são importantes para abrir as cutículas dos cabelos antes de uma hidratação ou cauterização, pois facilita a penetração dos ativos nos fios. Porém, o uso constante deste tipo de shampoo, como este possui um PH um pouco alto, acaba além de danificar os fios, abrindo demais as escamas e retirando a tinta, tonalizante ou matizador dos fios loiros, o que acaba evitando o desbotamento. Portanto, evite esse tipo de shampoo. Você pode substituir esse shampoo por um shampoo de limpeza infantil sem sulfatos, ou qualquer shampoo transparente que seja um pouco mais limpante. Evite ao máximo o anti-resíduos.

Cuidado na escolha do shampoo e condicionador

Compre e use sempre shampoos e condicionadores com propriedades altamente hidratantes e que evitem o desbotamento dos fios. Não use shampoo transparente nas suas lavagens diárias, use sempre um shampoo perolado, e se puder evite shampoos com sulfatos o máximo possível. Existem várias linhas no mercado de shampoos sem sulfato que danificam menos os fios e contribuirão para um menor desbotamento. Foque também no uso de shampoos para cabelos tingidos, que possuam alguma proteção solar.

Cuidados na praia e no sol

É importante ficar atenta a alguns cuidados a mais que você deverá ter com o seu cabelo durante o verão, principalmente. Sempre procure usar um chapéu que proteja seu cabelo e prenda-o se ele for comprido. Proteja seu cabelo com um protetor solar capilar, ou um leave-in com fator de proteção solar, e se necessário, reaplique-o após o banho de mar.

Os mesmos cuidados com o sol servem para o secador e a chapinha. Antes de usá-los, sempre use um protetor térmico.

Hidrate os fios

Procure sempre hidratar os fios, principalmente com produtos que sejam específicos para cabelos loiros ou tingidos. Máscara com proteção solar, ativos hidratantes que ajudem a proteger a cor dos seus fios. Máscaras violetas ou azuladas também são importantes matizadoras e vão ajudar você a manter o tom dos cabelos loiros.

Faça banhos de brilho semanalmente

O que é o banho de brilho? O banho de brilho consiste numa mistura entre uma máscara branca de sua preferência, e um tonalizante com a sua cor. Pode ser um tonalizante acinzentado, ou mesmo cor de mel ou loiro escuro, dependendo do tom dos seus cabelos e da cor que você deseja que eles tenham. Você pode misturar a máscara juntamente com o tonalizante e depois passar por todo o cabelo, deixando agir por aproximadamente 30 minutos, numa touca térmica ou plástica. Isso fará bastante diferença no tom dos seus fios loiros, a ajudará a manter sua cor praticamente intacta por muito tempo.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

5 Condicionadores perfeitos para Loiras

Cabelo loiro dourado: cores inspirações, tendências, estilos