Raiz mais Clara do que as Pontas? – Como Corrigir

Olá, flores!
Recapitulando o que escrevi em “Raiz mais Clara do que as Pontas? – Evite!”, as principais causas para o cabelo (eventualmente) apresentar a raiz mais clara do que as pontas após colorações e descolorações são:
Temperatura mais elevada nas áreas próximas ao couro cabeludo, a qual acelera a ação dos produtos;
O fato da pigmentação natural de uma raiz crescida ser mais fácil de remover/alterar do que os pigmentos artificiais presentes no restante do cabelo.
Cabelos saturados de pigmentos artificiais por sobreposição de colorações ao longo dos fios.

Tendo em vista os pontos citados, vamos às dicas:

Raiz mais Clara do que as Pontas, Como Corrigir?

1) Para conseguir uma tonalidade uniforme por todo cabelo, devemos aplicar a coloração começando pelas pontas e parando a 2 cm do couro cabeludo.
Só depois de fazer a cabeça inteira, aplique a tintura na raiz dos cabelos.
Sim, flores.
Parece estranho e vai contra as instruções da caixinha.
Todavia, faz sentido e funciona!

Isso também pode ser feito com descolorantes.
Entretanto, será um processo delicado e complicado de ser executado sem a ajuda de algum profissional.

2) Outro método de corrigir ou evitar que a raiz fique mais clara é utilizar 2 volumagens diferentes de Oxidante para a mesma coloração ou mistura descolorante.
Uma mais fraca para a raiz e outra mais forte para comprimento e pontas (Ex: Ox de 20vol e outra de 30vol).
Comece com a mais fraca na raiz e depois aplique a mais forte no restante do cabelo.
Misture em potes separados, please!!!

ATENÇÃO: Esse processo é indicado para cabelos virgens e/ou relativamente saudáveis e/ou com tendência a clarear mais na raiz do que nas pontas.
Para quem tende a ficar com a raiz escura-alaranjada e para quem tenha cabelos danificados, o processo deverá ser exatamente posto (Oxidante mais fraco para pontas e mais forte para raiz).

3) Fazer uma leve descoloração na parte mais escura do cabelo também pode solucionar casos menos “graves”.
Lembrando-se sempre de que toda descoloração requer matização posterior.

Vale ressaltar o seguinte:
Se após várias tentativas (descolorir, colorir, tonalizar, etc) você ainda se pergunta “Porque meu cabelo não clareia mais?”, pare e respire!
Seu cabelo provavelmente chegou ao limite máximo de clareamento “seguro”.
Flores, isso não é brincadeira.
Respeitem o limite do SEU cabelo.

 4) Além de clarear, você também pode escurecer o cabelo a fim de corrigir raízes mais claras.
Para tanto, basta aplicar a coloração como de costume (raiz>pontas, nuca>topo).

 

O ideal sempre é procurar algum profissional para executar tais correções.
Já que não é bem assim que acontece, vamos com calma e carinho. Ok?

Beijos no coração,
Karina Viega

14 Comments
  1. Ka, ameeei
    Uso sempre a mistura com dois ox como vc falou e dá certo
    Não uso descolorante por que já consigo a cor que quero com o 9.1
    Uma vez fiz como manda as instruções e a riz ficou mais clara mesmo
    Seus posts são show
    Bjo

  2. Ka,
    E quando a quantidade de brancos na raiz é grande? Isso tem acontecido comigo com frequência, mas eu não uso OX 30 em coloração nenhuma, só uso Ox 20.Então, como fazer o retoque da raiz sem que ela fique mais clara??
    Obrigada, Bjs, eu amo seu blog.

    1. Rita, amor…
      Para cabelos brancos, já vi profissionais utilizarem uma mistura mais concentrada, ou seja, com mais tinta do que OX.
      Tenho um amigo cabeleireiro quem costuma usar o 2 partes de Tintura para 1 parte de OX, e funciona…
      Você já tentou dessa forma???
      beijos Mil!

  3. Karina eu sou morena clara de cabelos castanhos médios, atualmente fiz bastante luzes com tonalizante 7.1 não quis mexer na raiz pois o meu desejo era assumir os brancos, realmente os brancos disfarça mais qdo ficamos loiras, só que vou a um casamento e tenho 2 dedos de raiz branca que não quero pintar, já tonalizei com 8.0 e não pegou nos brancos, como faço para disfarçar mais, devo misturar os tonalizantes ou puxar mais luzes prateadas? Me ajude…. grata

  4. Olá Karina, meu cabelo sempre puxa pro amarelo alaranjado, quando retoco a raíz, não gosto e nem posso descolorir as pontas, pois meu cabelo é longo e quebra, se fizer isso sempre, ou seja, não quero fazer descoloração nas pontas, pois acho que vai prejudicar mto, minha raíz pega o tom que eu quero, só que fica diferente das pontas. Eu tenho o richesse 9.01, vc acha que posso usar nas pontas que ele vai resolver. Tenho tbm o Biocale.
    O que vc acha?
    Um beijo e parabéns pelo blog!!!!!!

  5. Eu pinto meu cabelo de preto da beauty color e a tinta não fixa de jeito nenhum na raiz.Quando pinto fica lindo mais ja na segunda lavada escorre um monte de água preta no banho quando vou ver a raiz esta na cor natural novamente.Ah ja tentei outras marcas de tinta e da na mesma sai tudo.por favor me ajudem me mandem por e-mail a resposta brigada.

  6. Oi Ka!
    o meu cabelo eu pintava de loiro acobreado, decidi deixar mais laranja tipo ruivo natural. Mas usei um removedor de tinta no cabelo, mas na raiz ficou loiro e nas pontas um cobre beeem escuro, depois pintei com a tinta igora royal loiro claro acobreado… passou três semanas e minha raiz voltou a ficar loiro e as pontas normais escuras…. Qual passo eu devo fazer?

  7. OLÁ

    Karina, no meu caso as pontas do cabelo estão claras (pq passei marron) e na raiz já n tm + nada, eu pintei de preto azulado p q a cor ficass uniforme, mas c/o na raiz já n tinha + resíduos da tinta anterior, então na raiz esquentou + rápido e pegou bem, mas no cumprimento e nas pontas ainda dá p ver o marron d fundo, a pergunta é da próxima X q eu for usar tonalizante eu devo usar uma touca? (s sim pode ser metálica?) se sim no cabelo inteiro? ou só atrás? Ai Karina m ajuda. Obr.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>