Diferença entre tonalização e matização

Agora que já falamos sobre a tonalização, vamos pra matização!

Matização

Conforme expliquei no Patricinha Esperta, matizar significa fazer passar de um matiz (diferentes tons da mesma cor) a outro.

A matização pode neutralizar uma cor, modificar o tom da mesma cor ou intensificar uma cor.

Diferença entre tonalização e matização

O efeito é basicamente o mesmo da tonalização, e o que difere é, teoricamente, o seguinte:

A tonalização vai “dar” o tom e a matização vai neutralizar uma cor indesejada ou intensificar uma outra cor.

Como Matizar?

A matização pode ser feita com os corretores, com tonalizantes, com tintura e até com máscaras de pigmentação concentrada, como é o caso do BioCale, que eu uso para matizar os fios após as luzes e para mantê-los claros.

Durante muito tempo eu tonalizei as minhas luzes, mas percebi que a cor desbotava mais rápido e eu precisava tonalizar pelo menos uma vez por mês. Daí, passei a matizar, inicialmente com um corretivo de cor e depois com o BioCale, e assim o meu cabelo reagiu melhor, pois não amarela tão rápido.

Cuidado pra não chumbar!

É muito importante que vocês fiquem atentas ao tempo de matização e tonalização, porque o cabelo pode chumbar, adquirindo um tom excessivamente acinzentado ou esverdeado.

Quanto mais claros forem os fios, menor o tempo de tonalização/matização, pois o cabelo claro quase não possui pigmento e absorve mais rapidamente a “coloração”.

Já dei algumas receitinhas aqui pra tirar o efeito chumbado, mas é melhor se precaver, né?

Beijos

Ju

[email protected]

5 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>