Cabelo Relaxado/Alisado Pode Receber Coloração/Luzes?

Muitas meninas me mandam e-mail com essa pergunta e como é algo que interessa a muita gente resolvi fazer um post super esclarecedor para sanar as dúvidas de vocês.

Já falei algumas vezes aqui sobre compatibilidade química e o risco do corte químico e é nesse ponto que torno a bater ao responder essa pergunta. Alguns ativos  utilizados para alisar e relaxar os fios são incompatíveis com as tinturas mas isso vai depender, além dos ativos, do tipo de tintura.

Mesmo que o cabelo tenha sido relaxado ou alisado a muito tempo,é preciso levar isso em conta pois tanto o relaxamento quando o alisamento rompem a ponte de cistina e deixam pequenas crateras nos fios que facilitam a perda de massa capilar. Se a química é incompatível, as cutículas se abrem de tal forma que o resultado óbvio é o corte químico, que é quando o cabelo perde toda a elasticidade e se parte.

Como é complicado saber qual química foi usada anteriormente, é importante anotar para ter em mãos quando resolver pintar os fios.

Em todo caso, o teste da mecha e o teste de resistência são OBRIGATÓRIOS! Acho incrível como quase nenhum salão faz isso e como as pessoas não exigem, pois esse é o meio mais fácil de evitar um desastre, então, na dúvida, não corram risco, façam o teste da mecha!

Como regra geral, os hidróxidos, inclusive o de guanidina, não são compatíveis com os peróxidos, que estão presentes em inúmeras tinturas. Se o alisamento foia base de guanidina, só há compatibilidade com as tinturas SEM amônia.

Se o cabelo foi alisado/relaxado com hidróxido de sódio, ele NÃO aceita coloração.

O  tioglicolato de amônia  é um dos ativos mais tolerantes e na maioria das vezes aceita coloração, que NÂO deve ser aplicada imediatamente, devendo ser respeitado o tempo de pausa.

Em todo caso, há um lapso temporal a ser respeitado para não fragilizar ainda mais os fios, porque de nada adianta o cabelo estar liso, loiros e com textura de bagaço de laranja, né?

Beijos

Ju

 

22 Comments
  1. Boa Tarde,
    Preciso de um “SOCORRO”…Rs…(rindo para nao chorar)
    meu cabelo era preto azulado mesmo e resolvi ficar loira
    usei dekapcolor e clariou bastante ficou avermelhado,nao contente puxei as luzes
    e o meu cabelo quando eu lavo parece que tem chiclete por todo meu cabelo estou desesperada
    nao sei o que fazer parece um elastoco e quebram com facilidade.O que devo fazer?
    Desde ja agradeço.

    E aproveitar e parabenizar pelo o site ameiii…

    bjs

    1. Quem nunca pintou o cabelo de preto azulado e depois fez isso que atire a primeira pedra.Hamanda meu cabelo era gigante e relaxado e preto azulado,cortei ele no meio das costas e mantive o preto,ele cresceu rapido sem relaxante so com tinta preto azulado,foi onde decidi cortar ele chanel e puxar luzes,porem eu puxava luzes uma vez no mes durante 4 meses seguidos,ele ficou loirisssimo mas comecou a quebrar,foi onde decidi jogar preto nele de novo,fiquei com ele preto 6 meses e de uns meses pra ca voltei a fazer luzes,olha so a loucura.De junho pra ca ja fiz luzes 2 vezes,ele ta bem castigado,quebrando horrores e sem vida.
      O combo que tem me ajudado muito é a queratinha Bioextratus,queratina Niely Gold,Máscara de tutano da Bioextratus,Shampoo e Condicionador Pantene Reparação,Máscara Moisture Lanza e Máscara Absolut Repair Loreal Professional e Óleo de argan Moroccanoil.Com esse kit meu cabelo está voltando ao normal,to cortando as pontinhas de 3 em 3 meses e hidratando muito ele.Visita meu blog http://www.mulheresdeporcelana.blogspot.com.br … lá tem muita coisa que vai te ajudar.Bjim

  2. É uma realidade o que você falou, muitos salões não fazem o teste de mecha e pior algum deles não fazem o diagnóstico do cabelo, muitas vezes é necessário reconstruir o cabelo antes de passar de novo alguma química pois o cabelo pode estar danificado e quebradiço, uma linha que eu uso e para cauterização e reconstrução profunda dos cabelos que estão extremamente danificados e enfraquecidos pelas químicas é a linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, ela possui extratos botânicos do miolo de bambu associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual e preciosos óleos minerais que alcalçam as partes mais profundas do cabelo, garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura: Os danos são reparados, a coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida e a superfície capilar é reforçada dando elasticidade e brilho. Com essa linha até os cabelos nas piores condiçoes retornam a um ótimo estado: fortes e brilhantes com resultados desde a primeira aplicação. #ficaadica

  3. Oie queria mtt saber de voces uma coisa e receber por email a respota ..
    meu cabelo e pintado de tonalizante preto so de agua (a natucor ), e tbm tem relaxamento da salon line nele (Salon line guanidina) para relaxar pois elle era mtt volumoso .mais queria mtt clarear mu cabelo pro tom de loiro pois sou morena e eu ia amar ..
    Ja vi varios tutorias fllando sobre issu mais cada um me diz uma coisa uns diz que eu posso passar o descolorante no cabelo e depois pintar com a tinta que eé compativel com o relaxamento sabe ..mais queria saber mesmo sera que tem algum problema de eu descolorir ele e depois passar a tinta no tom de loiro ? meu cabelo pode cair tudo ? posso ficar careca ?
    me respondam estou ansiosa ‘

  4. Olá, estava fuçando a net sobre químicas compatíveis com cabelos que tem luzes, então ví esta matéria e gostei muito. Bem, eu fiz proressiva com carbo cisteína e depois fiz as luzes, agora a raíz do cabelo está precisando de um retoque, mas renovei as luzes primeiro, o cabeleleiro que renovou as luzes me informou que se eu fizesse a progressiva com a carbo cisteína ele corre sério risco de amarelar e me recomendou progressiva com formol, contudo tenho certo receio dessa escova com formol, então, o que faço? você pode me informar se tenho opções de progressivas sem por em risco minha saúde? pois não quero me desfazer do loiro, gostei bastante. Me ajude!!
    Obrigada, e aguardo retorno, bjos!!

    1. Ola Carol tudo bem? olha a escova de carbo citeirna nem sempre amarela os loiros, e sempre e´ uma melhor opção ao formol, eu usei formou e garanto a primeira vez fica lindo mas depois com o tempo o fio explode, eu estou clareando meu cabelo e noto que ele já não tem a mesma força que tinha ante de eu passar o esc com formol. alem disso, adquiri uma descamação no couro cabeludo que nunca mais sara, cuidado, minha cabeleireira e´ uma ótima profissional, mas, formol já não passo.

  5. eu gostaria de ter uma orientação tenho cabelo pintado cam sanphoo atonalizante nº400 a 4 messes agora a 1 2 messes fiço progreciva sem formol agora puxei mechas nele e passei uma tinta na cor marrom sedução ficou avemelhado não gostei queria passar a kit da koleston para fazer luz não sei se poço miajuda vou ficar muito sastifeita

  6. Bom,sou formada em cabeleireira e tenho um cabelo relaxado de guanidina pra fazer mechas.
    Eu sempre penso em tratamento antes,embora,não nos da uma garantia de que tudo vai dar certo.
    As pessoas muitas vezes ,querem economizar ,com isso,fazem loucuras em quatro paredes,geralmente no banheiro,onde ninguém vê.rs
    É comum,mas perigoso,não quer sair no prejuizo ?,bombardei o cabelo.
    Hid uma vez na semana,reconstrucao una vez no mês,aí sim,teste de mecha pra descolorir.
    E com toda certeza danos bem reduzidos,já que quem tem o cabelo descolorido,precisa está sempre tratando.

  7. Meu cabelo é castanho claro e faço o alizamento que aqui na minha cidade chamam de (Inteligente) de tres em tres meses queria muito puchar mechas mais bastante mesmo so que tenhoo muito medo o que devo usar e fazer para ter um loiro bonito bem tratado e sem quebras ? Me ajudem por favor !

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>