A Melhor Maneira de Aplicar o Óleo de Coco nos Cabelos

 

Na matéria “Óleo de Coco – O Que o Torna tão Eficaz para os Cabelos?” vimos que a combinação ideal de Tamanho Molecular e Composição Química torna o óleo de coco especialmente eficaz no tratamento de cabelos danificados.
Ele pode ser usado em umectações, em conjunto com sua máscara de tratamento e até como leave-in ou sérum reparador.

Apesar de todas as maneiras citadas promoverem benefícios (é claro, variando conforme as respostas de cada cabelo), há uma forma específica que, segundo estudos científicos, mostra-se como A mais eficiente.

Qual é a melhor maneira de aplicar o óleo de coco nos cabelos?

Em 2002 realizaram na Índia um grande estudo a respeito do funcionamento do óleo de coco para tratamento dos cabelos.
Os pesquisadores observaram que o óleo de coco reduz danos tanto se usado como tratamento pré-lavagem, quanto se aplicado como tratamento “selador” pós-lavagem (como leave-in e/ou sérum reparador).

Todavia, os resultados mostraram que o melhor funcionamento do óleo ocorreu quando o mesmo foi utilizado na pré-lavagem, ou seja, ANTES, de lavar os cabelos.
Bom, até aqui não há tantas surpresas, visto que os maiores danos mecânicos acometem nossas madeixas durante o processo de lavagem e secagem.

Ok, seria excelente caso o funcionamento ocorresse exatamente como parece.
Bastaria aplicar um pouco de óleo nos fios antes de lavar e pronto.
Mas na realidade NÃO é bem assim…
Há um pequeno detalhe na metodologia utilizada nesta pesquisa:

O óleo de coco foi sim aplicado antes da lavagem,
MAS com uma PAUSA para absorção de 14 HORAS!!!

Muitos produtos para cabelos contém óleo de coco em suas composições, porém não requerem tanto tempo de pausa em suas instruções.
Também não podemos levar os resultados de uma única pesquisa como verdade universal.
Contudo, quem aqui já testou passar a noite com o óleo de coco nas madeixas, provavelmente constatou que o resultado foi bem melhor do que quando pausamos por menos tempo.

14 horas pode não ser um número “milagroso”, mas caso você queira um tratamento profundo (quem não quer?), que tal deixar o óleo de coco “mergulhar” em suas madeixas por mais tempo???

Beijos no coração,
Karina Viega.

34 Comments

  1. Daluz

    15 de setembro de 2016 at 18:26

    Eu estou com dúvida pode lavar o cabelo normalmente e depois passar o óleo de coco?

  2. Bru

    10 de julho de 2016 at 10:02

    Oi Karina, tenho uma duvida.Meus cabelos são loiros com mechas a muito tempo e sempre fiz humectacao com oleo de coco,mas acabei de platina-los e estou com medo q ele de alguma forma altere a cor ou escureça os fios. Vc sabe me dizer se posso continuar a usar o oleo de coco tranquilamente?

  3. Vanessa

    25 de junho de 2016 at 0:39

    Meus cabelos tem luzes estou beeem loiro e amei sua dica super resolveu eu sempre uso cremes da keratase ,senciense mas resolvi usar sua dica é simplesmente amei , meus cabelos são oleosos na raiz e ressecados pela química nas pontas , esquentei nas mãos mesmo (preguiça rs) e depois passei o cabelo absorve realmente o óleo e o cheio some depois de um tempo Tbm , dormi com ele no cabelo 😀 Resultado foi maraaavilhosooo muito obrigada flor por compartilhar conosco agora toda semana farei isso é descobri q serve para usar no rosto Tbm farei o teste hoje , diz q diminui marcas de expressão !!!!

  4. Adriana

    24 de março de 2016 at 15:21

    Oiii! Acabei de platinar o meu cabelo e ele foi descolorido a 80% e quero manter ele hidratado, quero usar o óleo de coco, e fiquei com dúvida!
    Tenho que usar todos os dias para dormir pra fazer efeito? Será que teria que usar um shampoo matizador de vez em quando?

  5. Bruna

    15 de março de 2016 at 8:18

    Olá! Tenho mechas no cabelo e ainda não usei o óleo de coco. Pretendo fazer isso hoje. Meu único receio é se o óleo vai amarelar a cor das mechas, ou se vai continuar normal. Quem já usou em cabelo loiro pode me responder?

  6. Isa

    27 de outubro de 2013 at 14:58

    Oleo de coco é maravilhoso! Passe nele seco e deixe algumas horas! Ele é ótimo para alisar, reduzir volume , assim como o leite!!!
    Beijo

  7. Thereza

    13 de maio de 2013 at 22:55

    Olá!
    O óleo é passado nos cabelos sem lavar antes? Depois da noite toda com o óleo, não se deve usar shampoo porque retira o que o óleo fez? Realmente não entendi e quero muito usá-lo da forma correta.
    Esperando uma resposta ansiosamente…rsrsrs
    Bjs

  8. MARIA MENDES

    2 de fevereiro de 2013 at 22:38

    MEUS CABELOS ESTAVAM BEM DANIFICADOS PELA QUIMICA,POIS FAÇO LUZES.COMPREI MASCARAS DE MARCAS BEM CARAS ENFIM GATEI MUITO COM ESTE CABELO CHEGUEI A CORTAR BASTANTE,UM DIA FAZENDO MINHAS COMPRINHAS DE ROTINA NA FARMÁCIA DE PRODUTOS NATURAIS, A FARMACEUTICA ME RECOMENDOU O OLÉO DE COCO PARA BAIXAR O COLESTEROL ACABEI TRAZENDO MAS INFEZLIMENTO NÃO SUPORTEI TOMAR ACHEI HORRIVEL,ENTÃO FOI AÍ QUE ENTREI NO BLOG E RESOLVI EXPERIMENTAR NOS CABELOS, DEIXEIA A NOITE TODA E NO OUTO DIA PASSEI UMA MASCARA BEM BARATINHA QUE TINHA EM CASA NÃO USEI A CARA NÃO RSSRR QUERIA VER SE O O ÓLEO ERA UDO ISSO MESMO A MESES NÃO TINHA VISTO UM RESULTADO TÃO BOM MEUS CABELOS ESTÃO CADA DIA MAIS LINDO SEM CONTAR QUE MINHAS UNHAS COMECARÃO A FICAR BEM MAIS FORTE PARA MIM FOI E ESTÁ SENDO MARAVILHOSO ESTOU USANDO QUASE QUE DIARIAMENTE OBRIGADA MESMO

  9. vanilsa

    23 de janeiro de 2013 at 18:26

    Meu pai faz olèo de coco um litro ele vende por 30 reais

  10. dani

    23 de janeiro de 2013 at 7:58

    Meninas eu amei umectar os cabelos.
    Eu usei o oleo extraordinario da elseve. Detalhe meu cabelo é mega oleoso. E esse oleo nao pesou no cabelo e nao deixou mais oleoso. Eu passei somente nas pontas, mas nao encharquei o cabelo.Passei so no comprimento e nas pontas. Passei de manha fui trabalhar e lavei somente a noite.
    AMEI MELHOROU MUITO.
    AS DICAS DESSE BLOG SAO BOAS DEMAIS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *