Condicionador: Benefícios e Funções

Hoje vou falar dos benefícios e funções trazidos pelos condicionadores capilares.

cond1

O condicionador é um dos principais itens de beleza (dos cabelos), de uso básico e diário. Ele é um complementar do shampoo, sendo extremamente útil e necessário para a finalização do tratamento capilar diário.

Enquanto o shampoo limpa tirando e removendo a oleosidade excessiva, sujeiras, poluentes e resíduos cosméticos, a função do condicionador é a de devolver parte do óleo natural retirado pelo shampoo (este óleo que é essencial para a proteção, sedosidade e brilho dos cabelos), fazendo os fios ficarem ‘condicionados’, maleáveis e protegidos. O condicionador basicamente doa maciez, facilidade ao pentear, suavidade ao toque e diminui o efeito alcalino que os shampoos tendem a deixar nos fios.

É normal você encontrar nos condicionadores as proteínas (sejam proteínas hidrolisadas ou não, sendo queratina, da soja, do trigo, da seda, do arroz, do leite, do milho…), estas que agem hidratando os fios e reduzindo os impactos externos, sejam do shampoo ou dos fatores climáticos (como sol, calor excessivo, vento, poluição), químicos (alisamentos, tinturas, descolorações) e mecânicos (tração ao pentear, escovar, puxar, secar, lavar, pranchar) e então fortalecem os fios. Pois o uso destes itens causam agridem e fragilizam os fios, podendo deixá-los mais do que ressecados, danificando a estrutura e a saúde de cada fio de cabelo.

Contudo, o produto deve ser utilizado corretamente, sendo aplicado do meio para as pontas dos cabelos. E já, cabelos oleosos, devem receber o uso do produto apenas nas pontos, seguido do shampoo específico para seu tipo de cabelo. Sabendo-se que o efeito do condicionador é até a próxima lavagem, com algumas exceções de condicionadores de tratamento intensivo (geralmente os dos salões e profissionais). Sempre usar o condicionador indicado para seu tipo de cabelo, é o ideal, recomendado e correto. Não é porque sua amiga de fios lisos usou um para o tipo de fio dela e ficou perfeito, que vai ficar perfeito no seu cacheado tingido.

Não é regra obrigatória utilizar o shampoo e o condicionador da mesma linha/marca, mas é preferencial, ou pelo menos um que siga a mesma linha. Por exemplo: shampoo para cabelos danificados/condicionador para cabelos secos e danificados. Já ouviram a antiga frase: “Para melhores resultados utilize a linha completa?”, simplesmente por seguir a “linha” de objetivo.

Além disso, os condicionadores (os vários), geralmente tem ativos em suas fórmulas que formam filmes protetores nos fios (geralmente silicones), o que diminuir a perda da hidratação, aumenta o brilho e a sedosidade, evitando que os fios fiquem ressecados rapidamente. O condicionador também regula o pH dos cabelos, que é alterado/aumentado aos fios serem lavados e processados pelo uso do shampoo.

Atualmente também temos condicionadores com proteção solar em suas fórmulas, é até recomendável o uso para evitar as agressões climáticas e solares, que podem deixar os fios muito secos, fracos, opacos, ressecados e ásperos. Mas o ideal mesmo é usar um protetor solar capilar, pois no enxágue do condicionador, parte do protetor pode ir para o ralo, já com o protetor (seja spray, seja gel, seja creme) fica li nos fios de cabelo;

cab2

De uso diário ou finalizador de tratamentos, o condicionador é muito importante. Adapte-o a sua rotina de tratamentos, de acordo com seu biotipo de fio e estado atual, e receba seus benefícios; utilizando-o da maneira correta, recebendo mais elogios aos seus fios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *