Óleos Vegetais de Macadâmia e de Coco

Olá pessoal, tudo okay?

Hoje vou continuar a saga dos diferentes óleos vegetais e seus benefícios.

argan3

Confiram a parte um aqui e a parte dois aqui.

Lembrando um trecho da parte um:

Os benefícios trazidos pelos óleos vegetais podem variar entre hidratação, emoliência, suavidade, brilho, nutrição, reparação da cutícula, sedosidade. E com tantos benefícios, o marketing gerado em cima dos óleos que foi impulsionado pelo argan, fazendo com que vários e vários produtos fossem lançados em cima deste ativo e outros ativos semelhantes, incluindo-os em shampoos, condicionadores, cremes para pentear, leave ins, máscaras,sprays, óleos finalizadores, etc.

A partir daí, várias marcas, comerciais e profissionais, nacionais e importadas, começaram a apostar e se beneficiar do “olhar” que foi gerado em cima dos óleos, e incluí-los em seus produtos e linhas. E no geral, funcionou!

São vários e vários os óleos vegetais existentes que possuem benefícios para os fios, como os óleos de macadâmia, óleo de coco, óleo de abacate, óleo de manga, óleo de monoi, óleo de oliva, óleo de ojon, óleo de café, entre muitos outros.

 

Agora, vamos conhecer alguns outros óleos.

Óleo de Macadâmia

O óleo de macadâmia é um óleo bem versátil e poderoso para os cabelos, além de ser um excelente agente disciplinador dos fios. Ele age muito bem como o argan, principalmente em fios cacheados, rebeldes ou com muito frizz. A fruta do óleo, a macadâmia, parece uma noz. O óleo deixa os fios bem hidratados, além de nutridos.

o1

O óleo é rico em ômega 3 e 6, gorduras positivas, além do ômega 7, além do 9, que não tem no óleo de argan, ele possui ótimo potêncial hidratante e nutritivo para os fios. O óleo também estimula o crescimento do cabelo, devolve o brilho perdido, melhora a elasticidade e traz condicionamento, maciez e  hidratação de longa duração. Não tem contra indicação de tipos de cabelos, mas é mais indicado para quem tem ondulações, pois ele vai ajudando aos fios crescerem e formarem suas ondas com mais forma, controle, definição e disciplina. Também é muito indicado para quem tem cabelos muito secos, sem brilho, danificados por químicas (como tintura, descoloração e alisamento), doando maciez, sedosidade, brilho e redução do frizz, também tendo ação anti age.

Tem no geral, uma coloração amarela bem clara, quase não notável.

No mercado cosmético, você encontra o ativo em shampoos, condicionadores, máscaras, óleos e leave-ins.

 

Óleo de Coco

O óleo de coco é rico em vitamina E e ácidos graxos sendo um ótimo antioxidante. Ele tem uma poderosa ação hidratante nos fios de cabelo, pois ele, dentre os muitos óleos existentes, é um dos poucos óleos que realmente conseguem penetrar nas cutículas dos fios.

Óleo de coco

Altamente indicado para quem tem os fios muito ou extremamente secos ou ressecados. Também podendo ser utilizado na versão em manteiga.  Ele tem várias propriedades para a área cosmética aplicar nos nossos fios de cabelos, como dar brilho, amenizar as pontas duplas, controle do frizz, proteção, hidratação, nutrição e efeito antioxidante.

 

Também é um ótimo agente controlador de volume,  evitando os temidos fios rebeldes e as sofridas pontas duplas, além de evitar e muito o ressecamento dos fios. Pode ser aplicado diretamente aos fios (com moderação), principalmente nos fios secos. Já a manteiga, é preferível a aplicação com os fios úmidos, funcionando como um leave in natural.

O cocos nucifera fruit oil também deixa os fios muito mais maleáveis, deixando-os muito mais fáceis de pentear, também ajuda a restaurar a naturalidade que os fios tinham antes de serem danificados. Pode também ser utilizado misturado nas máscaras, nos leave ins, cremes para pentear e como umectação ou pré shampoo.

Se os fios estiverem muito ressecados e danificados, sem vida, opacos, sem definição, aqui vai uma breve receitinha com o óleo de coco:

Deixe o óleo em banho maria por uns dois ou 3 minutos, ou leve-o ao microondas por uns 30 segundos, deixando o em temperatura morna. Então, lave bem os fios com um shampoo hidratante e estire bem os fios dividindo-os por partes.

Pegue um pincel e vá aplicando o óleo mecha a mecha em cada uma das partes e em seguida enluvando a mecha. Deixe lá por un 15 ou 20 minutos (sem problema se exceder um pouco o tempo, se os fios forem bem danificados ou secos). E então você passa uma máscara nutritiva por cima dos fios, deixando a agir (opcional) e enxágue. Finalize com água fria, ou morna suave próxima da fria.

Os cabelos ficarão bem brilhantes e macios. Eu fiz uma vez, quando era mais novo, e estou querendo fazer novamente.

 

Abraços.

F.

2 Comments

  1. Wellington

    30 de julho de 2015 at 7:52

    Ótimas informações.

  2. Pryscila

    31 de janeiro de 2013 at 11:11

    Eu amo fazer umectação nos meus cabelos com óleo de coco…. ficam maravilhosos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *