Hidróxido de Sódio X Hidróxido de Lítio X Hidróxido de Potássio X Hidróxido de Cálcio

Todas essas substância possuem uma característica em comum: elas podem alisar os fios. Mas é importante saber diferenciar cada uma dessas substâncias para entender qual se aplica em cada caso.

Os alisantes com sais metálicos podem ser com ou sem soda. Com soda são os hidróxidos de potássio e sódio, que podem ou não ter uma base para proteção do couro cabeludo. Se possuir um baixo teor de óleo e, consequentemente, um alto poder irritante, precisa de base, caso contrário a mesma é dispensada..

Os alisantes sem soda, como os que possuem hidróxido de lítio e de cálcio, podem ser ou não misturados. O hidróxido de lítio é usado, na maioria das vezes, sem mistura, podendo necessitar ou não de base, enquanto o hidróxido de cálcio precisa ser misturado com um ativador, que pode ser o carbonato de guanidina ou o hidróxido de magnésio.

O hidróxido de sódio nada mais é que soda caustica. Trata-se de um ativo com alto poder de alisamento, que age de forma rápida, intensa e pouco controlável. Justamente por isso só deve ser usado por profissionais qualificados, vez que o risco de causar queimaduras, quebra do fio, cegueira e irritações no couro cabeludo é grande. Ademais, como age muito rápido, pode deixar o cabelo “espetado”  facilmente, já que segundos fazem grande diferença ao manusear esse tipo de produto.

Em cabelos lisos e resistentes, os resultados tendem a ser melhores.

O hidróxido de lítio é mais suave e age mais lentamente que o hidróxido de sódio, mas não é versátil, sendo mais indicado para cabelos muito crespos e sem coloração.

O hidróxido de potássio, também conhecido como potassa caustica, possui ação rápida e alisa de forma eficaz, mas irrita facilmente o couro cabeludo, não podendo ter nenhum tipo de contato com a pele. Além disso, qualquer pausa superior à indicada pode resultar em queda imediata dos fios.

O hidróxido de cálcio é ativado pelo carbonato de guanidina, resultando no hidróxido de guanidina, que é um dos alisantes mais versáteis do mercado, já que promove um efeito que vai do relaxamento suave dos cachos até um alisamento total.

Ele age mais lentamente que os demais hidróxidos e é relativamente mais seguro, sendo indicado, inclusive, por crianças. Já falei da guanidina aqui no Cabelos Loiros, então nem vou tecer muitas considerações sobre esse ativo, tá?

O hidróxido de cálcio pode ser utilizado também com a  iminouréia em uma mistura ( que deve ser preparada para uso imediato)  que não possui odor e nem precisa ser neutralizada.

Amanhã falarei sobre o tioglicolato de amônia, certo?

Beijos

Ju

Beijos

19 Comments
  1. Axo que poderia falar nossa lingua,dando exempolos no caso de se intender melhor pra quem é somente consumidora como eu.
    Nao entendi muito com essa explicaçao que mais cabe um quimico entender rsrsrsrs

    bjOs

  2. oi parabéns pelo blog, gostaria de uma dica meu cabelo e fino e era bem lisinho era castanho claro mais descolori e fiquei loira e ele despois que eu descolori ficou liso na raiz ate na orelha e no meio ficou ondulado quero que vc me indique um alizante so que quero um que nao estrague muito o cabelo porq o meu cabelo e fino.obg

  3. Bom dia,

    Tenho uma pergunta para fazer.
    Dou (ferro) em meu cabelo há mais de 10 anos, mas, agora estou querendo dar relaxamento, mas, por ferro não combinar com química estou um pouco confusa, não sei qual posso dar em meu cabelo. Quero dar o mais fraco possível para que meu cabelo não quebre muito ou até caia, o que vcs me sugere???

    Obrigada

    Laiz Araújo

  4. Gostaria de saber qual desses produtos ajunda ate cabelos cacheados natural, que eu posso usar.Eu estava indo para beleza natural, porem parei de ir pois estava doendo no meu bolso rsrs e ouvi dizer que ele usar hidroxidos mais nao sei o qual. vc pode mim ajundar? Obrigada.

    1. Daiane, também vou ao Instituto e sei o quanto a gente gasta, mas eles utilizam o hidróxido de cálcio, pelo menos é o que informam. Estou pesquisando e verifiquei que o hidróxido de cálcio tem que ser misturado a um componente um deles é o carbonato de guanidina que irá resultar em Hidróxido de guanidina, porém no BN eles não misturam nada no produto, irei fazer um teste e depois se quiser lhe envio a resposta de como ficou. Se não ficar legal vou fazer o teste com hidróxido de lítio, pois esse não utiliza nenhuma mistura. O ponto importante que verfiquei não é só o produto, mas sim o modo de passar e o tempo deixado no cabelo, por isso não modifica totalmente a estruta capilar, pois o tempo de permanencia do produto no cabelo é minimo.
      Espero que tenha ajudado um pouquinho….abraços.

  5. gostaria de obter uma receita de relaxamento a base de hidroxido de sodio que nao alizasse totalmente o cabelo e so o deixasse com ondas como o produto do beleza natural usa em suas clientes. vejo que zica enventou uma formula mas quem e quimico nao e dificil descobrir como ultilizar -la.

  6. oi gostaria de saber qual relachamento devo usar no meu cabelo, sendo que eu usava guanidina mais mim disseram que ele é muito forte para meu cabelo já que ele é muito fino. Fui em uma casa de cabeleleiro e mandaram eu usar litio sendo que eu so tenho 5 meses que relachei com guanidina porfavor se poder me ajudar.

  7. ola tenho cabelo finos porem cacheados, mas na frente e um pouco crespa queria usar o hidroxido de calcio, vc acha que danificaria muito meu cabelo, pois eles sao muito frageis?

  8. Ola boa noite. Gostaria de tira uma duvida. Eu sou cliente do beleza natural gostaria de trocar de química mas desejo o mesmo resultado dos cachos que o beleza proporciona, qual seria a química mas indicada, obs: uma Cabelereira amiga minha comentou sobre o litium. Obrigada.

  9. Olá, qual seria o produto compatível para relaxar um cabelo que tenha usado hidróxido de cálcio?
    Gostaria de saber também se em um cabelo relaxado com lítio eu posso usar escova de formol?

    Obrigado.
    Genilza ferreira

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>