Alisamentos: Tioglicolato de Amônia

O Tioglicolato de Amônia é um ativo que amolece a fibra capilar, quebrando as pontes de cistina e, com isso, deixando os fios moldáveis ao gosto da pessoa. Ele tanto pode alisar, como relaxar, como cachear.

É isso mesmo, tanto alisa quanto cacheia! E isso ocorre porque esse ativo rompe a ponte salina e transforma a cisteína, permitindo uma modelagem ampla, o que faz dele um ativo extremamente versátil.

Quimicamente é assim que acontece: o tioglicolato de amônia é uma reação eletroquímica que promove a transferência de elétrons onde o redutor doa dois elétrons que se fixam nos átomos de enxofre e dividem a ponte de dissulfeto em duas novas pontes. Os dissulfetos são átomos de enxofre, que formam a base do fio, sendo que nos fios crespos e cacheados essas pontes de dissulfeto são ligadas irregularmente, e o que o tioglicolato faz é separar essas pontes para uni-las depois de forma alinhada.

O motivo pelo qual não se pode molhar ou prender os fios após um alisamento/relaxamento com esse ativo é que 30% dessa religação que alinha os fios é feita nas 42 horas seguintes ao procedimento.

Esse ativo tem o pH alcalino, o cheiro é bem forte, o alisamento proporcionado é de eficiência moderada e ele pode causar irritação na pele, nos olhos, no trato respiratório e no couro cabeludo.

É o ativo alisante que menos danifica os fios, mas é difícil de alisar cabelos muito grossos. O efeito dele é bem natural e o processo é um pouco demorado.

Não custa lembrar que o tioglicolato de amônia é incompatível com qualquer tipo de hidróxido (guanidina, sódio, lítio…). Assim, se existe química anterior com qualquer dos ativos incompatíveis, é preciso esperar até que o cabelo alisado com a outra química seja cortado para só depois aplicar o tioglicolato, sob pena de haver corte químico.

Um exemplo de alisamento com o tioglicolato de amônia é o X-Tenso, da L’Oréal Professionnel,  que reduz o volume, alisa e define os cachos, além, de poder ser utilizado em cabelos com mechas.

Esse é o ativo que eu mais gosto e o que considero mais seguro. E vocês, o que acham?

Beijos

Ju

33 Comments

  1. Pingback: O que é hidratação a laser? - Patricinha Esperta

  2. Tatiane

    26 de outubro de 2015 at 0:12

    Boa noite! Este produto é indicado para loiras com luzes? Amarela o cabelo? Obrigada.

  3. Savia Montenegro

    23 de Abril de 2015 at 18:59

    Olá, meu aniversário é próximo mês, e pretendo alisar eu cabelo que estar virgem, com wellastrate, e com 10 dias depois fazer luzes loiras na tôca, sendo que meu cabelo também é virgem de tintura e não irei precisar descolorir. O que você me recomenda? Por favor espero ansiosa sua resposta!! Obgd!

  4. Bianca

    13 de Janeiro de 2015 at 19:22

    Oi, eu Li que não pode ser usado duas vezes no comprimento do cabelo. Mas e se você faz um relaxamento, mas quer alisar depois? Tem que procurar outro produto que não seja tioglicolato de amônia?

  5. gessica

    10 de setembro de 2012 at 21:32

    ola eu tenho luzes no meu cabelo, ja fiz uma 4 veses e queria fazer denovo no tom platinado mas queria tirar mais o volume dele oque eu posso fazer para ñ maltratar nem quebrar? alguem pode me ajudar…

  6. Lucrezia

    2 de setembro de 2012 at 14:11

    quando usei o wellastrate o meu cabelo ficou uma palha seca, mas a culpa foi minha porque o meu cabelo ja estava seco e eu meti esse produto encima. Uma parte ficou parecendo um elastico. Ai eu comprei queratina liquida e shampoo e creme professional loreal.

    2 vezes por semana eu fazia uma mascara no cabelo seco com creme de massagem de mandioca+oleo de argan+oleo de abacate. 30 minutos e lavava com shampoo e depois creme.

    Ai eu deixava secar o cabelo naturalmente e entao borrifava todo o cabelo com queratina e depois passava a prancha para fixar.

    Fiz esse tratamento por 30 dias e o cabelo ficou lindo.

    Agora eu passo a queratina e o banho de creme cada 15 dias, mas uso sempre o shampoo e creme da loreal professional.

  7. Leila

    28 de junho de 2012 at 0:10

    Olá, fiz uma definitiva há 7 meses com alisante Wellastrate e gostaria de saber se posso usar o x-tenso e usar tinturas como Nutrisse, Cor&Ton, Biocolor, etc……..Me eslareça por favor…..Obrigada!

  8. elisete

    6 de junho de 2012 at 16:57

    tenho os cabelos tingidos de loiro claro mas meu cabelo tinha um volume muito exagerado fui ao salao aqui em porto alegre pedir para retirar o voluem d meu cabelo dai foi a desgraça.ela passou tioglicolato no meu cabelo resultado ficou uma palha nao entra nem o pente paar pentear ficou igual acabelo de boneca do paraguai e de rir mesmo detounou meu cabelo ta sem vidaja apssei tudo que podia neles e nada de resultados.esta quebrado parece uma vassoura.de bruxa e claro.nem sair de casa eu saio mais estou de ferias nem sei como vou voltar ao trabalho,ja usei queratina semidilino reconstruçao total parcial geral ,,ALGEUM OLHE MEU TORMENTO PODEM ME AJUDAR PELO MENOS EU TER UM CABELO DECENTE

    • danielle

      27 de junho de 2012 at 10:16

      aconteceu o mesmo comigo
      Estou no desespero

  9. marina

    10 de Maio de 2012 at 9:27

    oi mulher eu n sei o que fazer meu cabelo e loiro so que eu quero fazer luzes branca
    mas eu tenho medo de fikar feio pq eu sou morena prosiada

  10. Andréa

    2 de Maio de 2012 at 9:25

    Olá meninas! Uso o Matrix que é tioglicolato há 03 anos e me dou muito bem. Minha cabelereira faz mechas e meus cabelos não são mais quebrados. Quando fazia recondicionamento térmico, litio, viviam quebrados.

  11. Barbara

    24 de Abril de 2012 at 20:19

    Cuidado com tioglicolato! Uso tioglicolato há mais de dez anos, só que misturado com creme, como um relaxamento. Como tinha feito escova marroquina sem formol, após três meses, quando fui retocar a raiz com o tioglicolato, a cabeleireira resolveu passar o produto puro. O resultado foi chocante. Depois de 15 minutos, começou a ficar elástico e a cair. Fiquei horrorizada. Ainda bem que estava com uma profissional. Ela lavou, neutralizou e jogou uma carga de queratina. Deu para segurar um pouco a queda, mais dá para ver alguns pontos falhados. Estou fazendo cauterização uma vez por semana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *