Alisamento Químico X Cabelos Loiros

alisamento,cabelos loiros

Alisamento Químico X Cabelos Loiros

Um dos assuntos mais polêmicos entre as donas de madeixas loiras é a questão do alisamento definitivo. Como os cabelos descoloridos ou tingidos já se encontram naturalmente fragilizados pelo processo de descoloração, e suas escamas já se encontram abertas, é muito importante ficar atenta a novos processos químicos que poderão afetar seus fios. Os cabelos loiros precisam de cuidados especiais, e a questão do alisamento definitivo é essencial, pois com a química errada nos fios, você corre o risco não somente de sofrer com ressecamento intenso e porosidade, mas você também pode acabar passando pelo famoso e indesejável corte químico, um processo no qual os cabelos vão se tornando elásticos e hiper frágeis, e aos poucos os fios vão caindo, e você será obrigada a cortá-los. Uma dica importante é que você sempre procure um profissional de sua confiança para fazer esse tipo de procedimento, que irá te indicar o melhor alisamento para o seu tipo de cabelo, nunca faça esses procedimentos em casa por conta própria, principalmente se você tiver os cabelos loiros descoloridos.

Escova progressiva

A escova progressiva é com certeza a mais indicada para os cabelos loiros descoloridos, pois, apesar de ter formol (lembrando que a quantidade máxima permitida pela anvisa é de apenas  0,02% de composto) em sua composição, ela é a que menos altera a estrutura do fio, logo a que causará menos danos. Loiros tingidos com tinta ou tonalizante também estão liberados para fazer a escova progressiva. Porém, como todo alisamento, se seu cabelo estiver muito fragilizado, tenha bastante cuidado. Faça um teste de mecha antes, e procure tratar seu cabelo antes do alisamento. Use máscaras reconstrutoras, e tente deixar seu fio o menos fragilizado possível, principalmente se seu cabelo estiver muito descolorido. Lembrando que seu efeito é mais leve e dura apenas 3 meses.

As escovas definitivas

Essas escovas são as que duram mais e são feitas à base de um composto chamado triglicolato de amônio. Esse composto penetra mais profundamente no cabelo, alterando a estrutura do fio, e é um pouco mais agressivo que a escova progressiva, porém, é mais eficiente. Provavelmente é o método de alisamento com o melhor custo benefício pois ele consegue alisar bastante os fios, dura 6 meses, e não agride tanto quanto outros alisamentos menos sofisticados. Porém, o mesmo conselho vale para as loiras que desejam fazer a progressiva: tenha muito cuidado. E todo o cuidado, quando se trata de química e cabelos descoloridos, é pouco. Faça essa escova somente com um profissional, e se certifique de que ele é de confiança. Como esses alisamentos fragilizam mais ainda a fibra capilar danificada, procure fazer uma restauração antes do alisamento, cuida bastante do seu cabelo antes e depois do procedimento, e sempre se certifique de que o seu cabelo está forte o suficiente para evitar um corte químico. Nunca faça um alisamento com trigilicolato na fibra extremamente fragilizada.

Outros alisamentos

Henê

O henê é com certeza o alisamento mais barato, mas que definitivamente não serve para cabelos loiros. Ele alisa com destreza, mas ao mesmo tempo tinge de preto. Além de causar muitos danos à fibra capilar, deixando-a extremamente fragilizada, ele é praticamente incompatível com qualquer tipo de química, incluindo tinturas e descolorantes.

Hidróxido de Sódio

O hidróxido de sódio ou soda cáustica (sim, é aquele pó de desentupir pia) definitivamente não é um alisamento adequado para os fios loiros e fragilizados. É uma química barata e que costuma ter um resultado eficiente no quesito alisamento. Mas ele danifica muito os fios e só é recomendado para quem tem os fios virgens e bem cuidados. Seu PH é muito alto, e por isso abre muito as escamas dos fios, danificando a sua estrutura e causando um ressecamento praticamente irreversível.

Hidróxido de guanidina

Também não é recomendado para cabelos loiros. Apesar de ser um alisamento também barato, ele também abre muito a cutícula dos fios, e danifica muito os cabelos loiros. Converse com seu cabeleireiro, e se seu cabelo é loiro natural ou apenas tingido, talvez seja possível usá-lo. Mas para loiros descoloridos ou platinados, não é muito recomendável, e utilize por sua conta em risco.

Hidróxido de Lítio

Apesar de ser um alisamento mais caro, ele é com certeza o mais agressivo de todos. Porém, sua capacidade de alisamento talvez seja a maior, ou seja, é um procedimento recomendado para quem tem os fios crespos e mais grossos. Mas não é um alisamento recomendando para quem tem os fios tingidos e descoloridos.

Lembrando: sempre capriche na restauração e hidratação dos fios, e se os seus cabelos estão muito fragilizados, contente-se com os alisamentos físicos como escova e chapinha (com a devida proteção térmica, é claro), ou deixe-os ao natural, mas jamais insista num alisamento químico incompatível com a sua coloração.

1 Comment

  1. Nivea Cristina

    19 de agosto de 2015 at 14:00

    Adorei o site me ajudou atirar minhas duvidas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *