Entrevista: Soluções Para Os 5 Maiores Traumas Dos Cabelos Loiros – Parte 1

O loiro é lindo sim, chama mais atenção, rejuvenesce e realça a beleza de quase todas as mulheres. Isso é fato!

Mas não é qualquer loiro que gera esse efeito… Cabelo loiro tem que ser bonito, tratado e saudável. Caso contrário o efeito é de espiga de milho mesmo, não tem para onde correr!

Para ajudar vocês a manter o loiro cada vez mais bonito fui conversar com a Mariana Oliveira, cabeleireira especialista em loiros! Vamos conferir?

1- Quais são os maiores problemas dos cabelos loiros?

Ju, o cabelo loiro sofre mais do que qualquer outro cabelo tinturado pois o processo de descoloração é agressivo e ele possui uma quantidade de melanina inferior às outras cores de cabelo, o que resulta em uma fragilidade maior. Por causa dessa maior fragilidade é preciso intensificar os cuidados para evitar que o cabelo fragilize ainda mais e venha a quebrar e até cair.

Mas voltando a sua pergunta, o cabelo loiro possui cinco principais problemas:

  • O ressecamento
  • A falta de brilho
  • As mudanças de cor para alaranjado, amarelado e esverdeado
  • A perda de  proteínas
  • Fragilidade

2-Existem meios de combater esses problemas? Eles podem ser realizados em casa ou somente no salão?

Hoje todos esses problemas podem ser tratados com os procedimentos certos, que precisam ser aplicados da maneira certa e no momento certo, por isso é recomendado que um profissional avalie o estado dos cabelos para saber do que exatamente ele está precisando. Falo isso pois o tratamento, por melhor que seja, só irá surtir efeito se fornecer ao cabelo o que ele precisa.

Isso significa que se o profissional avaliar o cabelo e indicar produtos para uso caseiro, eles farão efeito sim.

Hoje existem inúmeros produtos com ativos concentrados específicos para uso em casa que apresentam resultados bastante similares com os produtos usados nos salões, desde que usados pelo tempo indicado e na forma adequada.

 3- Como combater o ressecamento dos fios loiros?

O cabelo fica ressecado devido às agressões sofridas nos processos de tintura, de química e também por causa do desgaste diária, já que o cabelo fica submetido aos raios solares e à poluição durante todo o tempo sem nenhuma proteção.

Todas essas egressões danificam a fibra capilar e abre as escamas, o que faz com que os fios percam água e nutrientes, gerando o ressecamento.

hidratação repõe a água perdida durante os processos químicos e garante a elasticidade do cabelo, de forma que é indicado, sobretudo em cabelos que passam por luzes e tinturas freqüentes, uma periodicidade maior nas hidratações e com produtos hidratantes e repositores de aminoácidos, para proporcionar beleza aos fios.

Cabelo loiro precisa de hidratação semanal e precisa também que os cuidados diários ajudem a manter essa hidratação.

Independente de marcas eu sempre peço que minhas clientes observem os ingredientes dos produtos e escolham os quem contêm pantenol, aminoácidos de queratina e  proteína de trigo para repor diariamente o que o cabelo possa perder.

4- É possível evitar a fragilidade dos fios?

Veja bem Ju, para descolorir o cabelo usa-se amônia, que é um produto que danifica a fibra capilar e fragiliza o cabelo.

O importante aqui é verificar, antes de colorir, se o cabelo agüenta ou não a química. Se o cabelo estiver fraco é preciso repor proteína antes de colorir para evitar que os fios fiquem ainda mais frágeis e quebrem.

Eu costumo fazer um choque de queratina antes de colorir para evitar que os fios fiquem frágeis e o efeito é sempre satisfatório.

Falo sempre que colorir cabelo é trabalho de colorista porque o uso de descolorantes sem qualidade fragilizam ainda mais um cabelo que já tende a ser fragilizado.

Boas opções de descolorantes são o Platine Precision e o Supermeches. O Platine Precision, da L`Oréal, não agride tanto os fios e abre até 7 tons. O Supermeches abre até 5 tons, é bom para platinar  e é de qualidade superior a grande maioria dos produtos normalmente usados.

No geral a dica é “ se não quer que o cabelo fragilize, trate antes, durante de após a coloração”.

Amanhã tem a continuação da entrevista e indicação de produtos!

Beijos

Ju

7 Comments

  1. Jaqueline

    17 de novembro de 2011 at 20:30

    Minha Flor, adoro suas dicassss, encontrei o site por acaso e estou amandoooo…Parabénsssssss…Bjusss…

  2. Amanda Kreves

    8 de novembro de 2011 at 7:57

    Amei o começo da entrevista, pontos muito bem abordados. Quando ela fala que é necessário um profissional verificar antes o cabelo para indicar o produto certo isso é imprescindível, eu sempre uso para platinar as colorações da linha Evolution of the color da Alfaparf, que deixa máxima cobertura e máximo poder clareador, reflexos infinitamente mais brilhantes e luminosos, fiéis e naturais nuances excepcionalmente mais intensas e cores visivelmente mais duradouras. #dicaparasloiras

  3. Crislaine Job

    30 de outubro de 2011 at 16:12

    Adoreiii!
    Doida para ver as dicas de produtos!!
    Beijos!

  4. renata

    29 de outubro de 2011 at 17:02

    Querida, obrigada por todas as dicas maravilhosas, sem dúvida seu blog prá mim é um dos melhores sobre cabelos loiros, é incrível mas acho quasse tudo aqui. Os meus cabelos são os mais frágeis, delicados, sensíveis… que já vi na face da terra. Aguardo o restante da entrevista. Bjs Renata

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *